Você está visualizando atualmente Psicanálise: entenda o pensamento de Freud

Psicanálise: entenda o pensamento de Freud

  • Autor do post:
  • Categoria do post:dicas

É por isso que neste artigo de Psicologia-Online explicamos o que é psicanálise, quais são seus métodos de tratamento, sua história e alguns dos autores mais reconhecidos em seu estudo. Transferência O conceito de transferência está relacionado à aplicação técnica e é fundamental para o processo de cura. É um processo constitutivo do tratamento psicanalítico, criado por Freud, para designar a transferência das noções da infância que o paciente passa para o analista. Com o acompanhamento profissional, a pessoa irá repetir com o analista as vivências inconscientes que causam sofrimento. Ao reviver isso, de uma maneira diferente do que foi com as figuras parentais, ele terá condições de ressignificar e despotencializar o sintoma. Isso ocorre porque se trabalha com o inconsciente, que não tem tempo, nem espaço.

As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico. Nenhuma questão está afastada de todas as demais, tudo faz parte de um processo integral. Na verdade, a psicanálise sempre será recomendável todas as vezes em que a pessoa procurar atenuar qualquer forma de ansiedade e dificuldade, mental ou emocional. O profissional fará o melhor para que essa experiência seja o máximo aproveitada no tempo certo de buscar as soluções. Uma das questões mais importantes para se saber é que o psicanalista não atua como um juiz, pois não interfere no que diz respeito a valores da pessoa. Como explica Araceli Albino, ela não tem nada a ver com a morte em si, nem significa sofrimento.

O que é a psicanálise: conceitos e abordagem

Uma sessão de psicanálise consiste num encontro com um profissional – psicólogo ou psiquiatra – que ajuda o paciente a explorar seus sentimentos, emoções e conflitos internos. Para isso, o terapeuta não faz contato visual com o paciente, na intenção de evitar restrições ou preocupações como culpa ou vergonha, na hora de se expressar. Estudou em Paris, com o famoso e renomado neurologista Jean Charcot, o uso da hipnose como tratamento da histeria. Ao voltar à Viena, com apoio de seu velho amigo Josef Breuer, desenvolveram o método catártico.

Como é feita a psicanálise?

O que é psicanálise: entenda os conceitos e abordagens básicas

A carreira científica do neurologista Sigmund Freud inicia em uma época de declínio para a filosofia natural, a qual concebia o universo como um organismo constituído de forças e movimentos em perpétua contradição. Um princípio da visão metafísica da realidade era a conhecida lei das polaridades, que propunha a existência de forças antiéticas como o calor e o frio, a noite e o dia, o sono e a vigília. Estes podem ser desagradáveis ou inaceitáveis socialmente, pois podem causar sofrimento e brigas. Ou quando falou algo que não queria e emendou um “é brincadeira” no fim para não parecer rude.

O psicólogo ou psiquiatra pode usar este tipo de abordagem para auxiliar no tratamento de pessoas com ansiedade, depressão e outros tipos de transtornos. No entanto, a psicanálise também pode ser realizada por qualquer pessoa que queira compreender suas experiências pessoais, que tenham problemas de relacionamentos ou dificuldade de concentração. Seus efeitos são mais reflexivos e psicológicos do que corporais, que destinam-se a conhecer os processos inconscientes da mente.

O indivíduo, portanto, consegue identificar esses símbolos por conta da linguagem. A busca pelo equilíbrio dessas forças é o que torna o período da adolescência tão conflituoso e instável. Após a adolescência, o conflito entre essas forças se mantém, mas de maneira mais equilibrada. O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D’Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar.

Todo sobre sintomas

A definição psicanalítica deste conceito é um conjunto de sentimentos amorosos e hostis que a criança (de 5 a 8 anos) sente pelos pais durante esta fase, denominada fálica-genital. Esse tipo de aplicação valoriza os aspectos da cultura latina na formação do inconsciente, enquanto também segue a ideias freudianas teóricas, como o manejo clínico de interpretação do inconsciente. Os analistas desta escola tendem a trabalhar focando nos aspectos entre o “seio bom” e “seio mau” (conceitos kleinianos), a inveja e a gratidão. O método pode utilizar testes psicológicos, técnicas comportamentais, cognitivas, gestálticas ou existencialistas. Todos são voltados para o comportamento do sujeito que está enfrentando algum conflito ou sofrendo com algum sintoma.

Não existem métodos melhores do que outros, apenas deve-se destacar que as abordagens e objetivos são de natureza diferente. O papel do psicólogo é mostrar estes trilhos de forma a compor uma paisagem mais natural possível para o paciente. Como psicanálise forma de agir nos métodos, o tratamento ocorre com uma frequência de conversas que tendem a durar, dependendo das situações. Psicanálise kleinianaOutra grande corrente da psicanálise é a inglesa, sendo Melanie Klein a maior representante.

Se o paciente acredita que não está atingindo os resultados desejados com o tratamento, pode informar ao profissional para procurar fazer ajustes nas consultas, ou buscar outro tipo de terapia. O neurologista alegava que a formação da personalidade estava relacionada ao desenvolvimento sexual do indivíduo durante os primeiros anos de vida. O terceiro é o estado totalmente inconsciente, o qual é motivado pela satisfação de necessidades, impulsos e desejos.