Projeto de casa: saiba o que é, o que deve ter e como fazer

Essa planta é utilizada apenas como forma de ilustração, ela não é necessária na questão legal do projeto. E ainda é melhor se estes dados forem integrados em um mesmo sistema de modelação de informações. Mas, sem problemas, pois esta é uma das atribuições para o qual ele foi
treinado e possui autorização para realizar – inclusive, no Brasil, garantida
por lei federal. Só para citar um exemplo, é possível incluir informações sobre a marca do produto que será utilizado, os custos e outras especificações.

Cada casa deverá ser projetada para atender as necessidades daqueles que irão morar nela e as condições do terreno. Por mais que seja apenas uma casa, a construção não é algo simples como muitos plantas de casas acreditam. Essas dicas de planejamento de arquitetura foram criadas pela equipe Viva Decora. Ela tem como característica o fato de apresentar desenhos coloridos, com luz, efeitos e texturização. Uma função cognitiva é toda ação de aprendizagem, concentração, memorização, aplicação de uma atividade ou absorção de algo que exija sua atenção plena.

Em algumas cidades, a SIURB presta determinados serviços online que facilitam como conseguir a planta de um imóvel. No caso de condomínios, síndicos e/ou zeladores às vezes possuem um esquema do apartamento original. Se a unidade não tiver sido alterada, essa planta será útil para você. Evitando danos a esses elementos e assim, evitando custos desnecessários. Isto leva a infinitas possibilidades, desde a escolha de determinada fundação por ser a que melhor se adequa ao solo do terreno, até as escolhas do revestimento que mais agrade o futuro morador. Existe uma sequência de passos que devem ser seguidos para que se atinja a excelência em sua execução, evitando desperdícios e gastos desnecessários.

Planta baixa: Veja Como Fazer em 7 Passos + Dicas Essenciais

Continue a leitura e aprenda tudo o que você precisa saber sobre este importante documento no projeto de construção de um imóvel. Planta baixa é o desenho de uma construção que específica o posicionamento e tamanho de cada ambiente em uma área. Em geral, ela é feita a partir de um corte imaginário à altura de 1,50 m do piso. Inclusive, a tendência de decoração para esse ano é justamente investir na natureza e deixar a sua casa mais verde. Para que todos saibam o que uma planta está mostrando, os arquitetos desenvolveram símbolos para representar os elementos de uma casa.

O que falar sobre uma planta de casas?

A planta de implantação destaca também o rebaixo que deve ser feito na calçada para a entrada de veículos e a posição do norte. A Planta de situação mostra a relação do terreno em que vai ser implantada a edificação com a vizinhança. Imagine uma obra em um local com vários terrenos vazios que por uma confusão começa a ser construída no lugar errado? Para evitar esse tipo de erro a planta de situação indica a distância do terreno até a esquina mais próxima, além dos nomes das ruas.

É na planta baixa que o arquiteto ou design de interiores mostra para o cliente e pessoas envolvidas no projeto o que irá ser feito. Uma planta baixa contém todos os espaços definidos em determinado projeto, como sala, banheiro, cozinha, quarto, etc. Em qualquer construção ou reforma de um imóvel, nos deparamos com a chamada planta baixa. Na linguagem mais simples, trata-se do diagrama de uma construção que contém todas as informações da edificação, tornando a visualização mais clara e objetiva. A planta de apresentação de estudo preliminar é o primeiro desenho técnico destinado ao cliente em si. Como o nome nos indica, ela traz as ideias preliminares sobre o projeto, com um nível de detalhe maior que o anterior.

Saiba qual a importância de ter flores e plantas dentro de casa

Por isso, é muito empregada como uma aliada na venda de imóveis, como pode ser observado na figura abaixo. Basicamente, a planta baixa técnica é composta por linhas que indicam a estrutura do imóvel, ou seja, as paredes, portas, janelas, recuos do terreno e demais planta de casas elementos da construção. Com essas informações técnicas, é possível usá-la como apoio na construção. A planta baixa pode representar um edifício inteiro, um andar de um prédio ou um quarto individual.

Receba Novidades da Construção Civil

Com esse documento em mãos, qualquer pessoa pode entender o que será realizado — mesmo que não tenha conhecimentos técnicos em arquitetura ou engenharia. Além disso, ela contém informações essenciais para a sua execução, como as medidas e a localização de elementos. Sem dúvidas, esse é o recurso mais importante para o desenvolvimento de espaços, sejam eles residenciais ou comerciais. Ali, você encontra todos os ambientes e sabe exatamente onde ficarão as portas, janelas e corredores. Por exemplo, quando você vai fazer uma reforma na lavanderia ou separar dois ambientes para criar um espaço para o home office. Após a confecção das plantas, entram em cena os projetos complementares, como o elétrico, hidráulico, estrutural, interiores, paisagístico etc.

Pois bem, a planta baixa é a forma de representar a estrutura de uma casa. A planta legal é confeccionada para dar entrada na prefeitura de onde o imóvel está localizado. Afinal, os funcionários devem entender a ideia da obra e verificar se está tudo conforme a legislação em vigor. É fundamental que seja acompanhada por uma planta baixa comum na obra, pois em caso de dúvidas ela permite a visualização de como o projeto vai ficar após a intervenção. Essa planta, elaborada pelo arquiteto responsável pela obra, é essencial em reformas.