Para complementar esse aprendizado, vale ler ainda nosso artigo sobre educação ambiental. Passamos por aspectos relacionados à preservação ambiental, impactos da ação humana sobre os ecossistemas e ações individuais e coletivas importantes para construir um futuro melhor.

A degradação ambiental é consequência de várias ações humanas capazes de causar danos ao meio ambiente, como a liberação de gases tóxicos, o descarte inadequado de esgoto e lixo, as queimadas, entre outros.

Assim, quando as atividades do ser humano ocasionam a introdução de substâncias nocivas à saúde do homem e dos demais seres vivos, elas alteram o equilíbrio dos ecossistemas e prejudicam a natureza e a biodiversidade. Com cerca de 1 milhão de espécies ameaçadas, a natureza está à beira de um colapso. No entanto, a qualidade de vida pode e deve ser fruto de um aproveitamento sustentável dos benefícios que a natureza oferece.

Esta pesquisa foi realizada com professores de duas escolas públicas com o objetivo de construir conceitos de natureza, meio ambiente e Educação Ambiental. Na primeira etapa de coleta de dados, foi utilizado um formulário com questões abertas aplicadas a estação de tratamento de efluentes 23 professores da Escola Estadual de Ensino Médio e a sete professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental. Os professores da Escola de Ensino Médio possuem formação acadêmica diversa, e os da escola de Ensino Fundamental são formados em Pedagogia.

A escolha das duas escolas deu-se em razão de possuírem, em seus quadros, professores com formação acadêmica diversificada. As particularidades do termo meio ambiente levam a uma concepção muitas vezes difusa e variada desse vocábulo, o que acarreta uma incompreensão do verdadeiro sentido da Educação Ambiental transformadora.

Dessa forma, os aportes teóricos colaboram para o diálogo e interpretação do que seja meio ambiente, tanto na comunidade científica como fora dela. Historicamente, a ideia de uma natureza rústica tem trazido problemas na relação entre homem e natureza.

tudo sobre o meio ambiente

Principais Problemas Que Afetam O Meio Ambiente

Bioeconomia – Aproximadamente 40% da economia global é fundamentada em produtos derivados da biodiversidade e seus componentes. Inovações relacionadas ao uso sustentável da biodiversidade são conduzidas pela indústria na produção de biocombustíveis e na fabricação de insumos aos setores como o alimentício, químico, têxtil, farmacêutico e de cosméticos. A CNI vem trabalhando ativamente junto aos poderes Executivo e Legislativo com propostas para desburocratizar o ambiente de negócios, facilitar a vida do empresário e contribuir com a retomada do crescimento sustentável do país.

Investir em medidas que visam a aplicação de práticas sustentáveis na cadeia produtiva são ações que diversas empresas estão adotando para aperfeiçoar processos, para reduzir o impacto ambiental e para atrair consumidores. Nesse sentido, por exemplo, temos cada vez mais a aplicabilidade do termo em ações cotidianas como o consumo de produtos naturais, reutilização de embalagens, reciclagem, utilização de transportes menos poluentes.

Conheça as técnicas agrícolas de cultivo e saiba qual delas colabora melhor para a conservação dos solos. Conheça as principais teses sobre a existência e as possíveis causas para o Aquecimento Global. Entenda a definição de aquecimento global, quais são as suas causas e consequências, bem como as principais críticas que esse modelo recebe.

Leia este texto e saiba por que os agrotóxicos são utilizados, quais são as vantagens e desvantagens do seu uso e os danos que causam à saúde. Confira o que é a Agenda 21, qual é a sua função e quais são os princípios centrais da Agenda 21 brasileira. Entenda mais sobre o Acordo de Paris, firmado mundialmente com o intuito de reduzir o aquecimento global.

Veja as principais causas do aquecimento global, as consequências e as divergências entre a comunidade científica. Outra importante atuação é relacionar as diferentes formas de manifestação espacial, proporcionando conhecimentos e conceitos relativos à interferência do meio natural na sociedade e, principalmente, da sociedade sobre o meio.

Outros nem se preocupam, sob o argumento que não viverão o suficiente para assistir o desequilíbrio total. Este tipo é o mais egoísta de todos, ou seja, eu vou viver bem os que vêm depois de mim, que deem um jeito. Situações como esta são comuns em países que não regulamentam a questão dos resíduos sólidos de maneira correta. Ela foi a uma loja de uma operadora “x”, localizada em um shopping próximo para comprar um novo equipamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *