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Atendimento ao cliente B2B

Mas dificuldades de mudar de marca podem dar a impressão de lealdade. Ter uma boa estratégia de experiência do cliente B2B nos dias de hoje pode fazer toda a diferença. Recursos Visão Geral Conheça como o Atendare pode ajudar sua empresa da captação e nutrição até a venda e retenção de clientes. Crie melhores compromissos de atendimento ao cliente e forneça as informações, conselhos e orientação corretos em qualquer situação, usando o chat por vídeo unilateral ou bilateral. Por isso, os canais mais indicados para o B2B são as redes sociais de negócios como o LinkedIn, eventos específicos do nicho de mercado e canais diretos como o e-mail. Já as empresas B2B não querem que seu conteúdo tenha alcance massivo, mas sim que chegue aos tomadores de decisão que realmente importam para o negócio.

Por isso, é essencial fornecer dados de qualidade e informações precisas e verdadeiras a todos. No universo corporativo, há pessoas com diferentes perfis compondo a mesma equipe, porém todas com um nível de exigência alto. Além disso, é possível que a própria empresa possua uma política de compras, tornando o processo de aquisições um pouco mais complexo do que a jornada de um cliente B2C. Relatório de Tendências da Experiência do Cliente da Zendesk mostrou que 81% dos consumidores entrevistados afirmam que uma experiência positiva de atendimento aumenta as chances de eles fazerem outra compra. Por outro lado, 76% deles disseram que comprariam com um concorrente da empresa caso tivessem experiências ruins de atendimento.

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Além disso, empresas costumam comprar também bens de capital – aqueles que geram riquezas – de alto valor, como máquinas e equipamentos. Dessa forma, o valor de cada venda, nesses casos, também é bem alto. Nas vendas B2B, o tempo que o cliente leva para fechar negócio é mais longo do que nas vendas B2C. O principal fator que difere o que é B2B do modelo B2C está em quem adquire o produto ou serviço.

Fique por dentro da regra 80/20, estratégia que consiste, basicamente, em produzir e entregar 80% de conteúdo e 20% de publicações comerciais. Sua empresa pode ter baixíssimos índices de reclamação e, ainda assim, passar longe de um atendimento B2B de excelência. O sistema registra as informações de cada interação, independente do canal de comunicação utilizado.

O que é atendimento ao cliente B2B?

Isso porque estão envolvidos valores altos de compra e um número maior de pessoas atuam no processo de decisão, devendo chegar a um mesmo acordo de contratação. Devido a essa complexidade, a equipe de atendimento deve estar pronta para lidar com diferentes cenários, pontos de vista e formas de agir por parte dos clientes B2B. No entanto, apesar dos pontos em comum, existem diferenças sutis e significativas entre dar suporte a um cliente que é uma empresa e dar suporte a um consumidor final.

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Ou seja, os clientes permanecem fiéis às empresas que proporcionam uma boa experiência de compra. Ofereça atendimento ao cliente flexível e imediato, com um toque humano, em uma ampla variedade de canais digitais. Ter um sistema web ou aplicativode qualidade podem ser essenciais para garantir um bom atendimento B2B. Isso se vale do fato de que se o software não funcionar direito, por exemplo, o cliente pode desistir de contratar serviços com a sua empresa.

Ciclo de vendas longo

Antes de fazer qualquer negócio, é preciso conhecer o seu consumidor, entender o que ele está buscando e quais são as suas expectativas. É necessário saber quais empresas podem se interessar pelo seu serviço ou produto, atendendo os seus desejos para ser o diferencial no mercado. Para realizar vendas B2B, você deve ter uma estratégia bem consultoria em vendas definida e conhecer o seu cliente. Se você tem um negócio B2B ou pretende começar a vender para outras empresas, leia o post e descubra dicas valiosas para impulsionar o seu negócio. Indo direto ao ponto, o B2B é a maneira mais prática de montar uma estratégia de relacionamento quando os clientes de uma empresa também são uma empresa.

Antes as decisões eram unilaterais, e uma voz precisava assinar e autorizar a compra. Os demais profissionais (usuários, gerentes, TI) apenas suportavam o decisor com informações, muitas vezes técnicas, para uma melhor compra. Contratos são estabelecidos, e a relação de negócios entre empresas tende a ser muito mais longa do que empresas com pessoas. E mesmo que os termos variem, as preferências no geral são mais estáticas e empresas fornecedoras podem se programar com mais facilidade à demanda. Portanto, é necessário usar ferramentas que possam revelar tendências e mudanças significativas no comportamento do consumidor B2B para saber como adaptar processos e não ficar para trás. Compreender quem são essas pessoas e como é possível criar uma experiência de compra mais personalizada e agradável para elas é essencial.

O importante é estar onde o cliente está e oferecer uma comunicação ágil e eficiente em todos os canais de atendimento. Por isso, as empresas com vendas B2B que investem em Customer Experience, possuem melhores resultados de vendas, aumentando a lucratividade do negócio e a vantagem competitiva entre os concorrentes. Dê aos atendentes o acesso aos dados e processos de back-office diretamente do console do atendente para simplificar a resolução até mesmo dos casos de clientes mais complexos. Ao consolidar o CRM e interações de back-office em um segmento de conversa pesquisável e rolável, seus atendentes podem fornecer experiências de atendimento ao cliente consistentes e relevantes.