O Virtualizer da Cyberith é uma estação onde o jogador pode literalmente se sentir dentro de um game. Os jogos de tabuleiro digitais podem ser monetizados por meio de várias estratégias, incluindo a venda direta do jogo, compras no aplicativo para recursos adicionais e publicidade. Por outro lado, os jogos de tabuleiro digitais podem perder um pouco do charme e da interação social dos jogos tradicionais, além de dependerem de uma conexão com a internet para funcionar.
Um equipamento eficiente deve causar impacto na criação de jogos, dos indies aos blockbusters, e deve ser somente a partir daí que as previsões poderão tomar um pouco mais de corpo. Isso é o que aponta a maioria dos especialistas que escrevem em veículos especializados de todo o mundo. O Eurogamer, por exemplo, aponta 2014 como o ano da realidade virtual e crava o Oculus jogo de cartas Rift como “a verdadeira experiência de próxima geração”. A tecnologia surgiu com os códigos bidimensionais ou 2D – os QR codes – em substituição aos antigos códigos de barras, que enfrentam limitações para agregar uma quantidade maior de informação. Os QR codes foram os pioneiros na projeção de elementos virtuais em uma filmagem do mundo físico, em tempo real.
Resumo de “Explorando a Natureza em Ambientes Virtuais”:
Os resultados desses gadgets, porém, mostram que o barulho feito sobre a revolução que eles causariam foi maior do que seus efeitos na prática. Atualmente, o Oculus Rift tem suporte para dezenas de títulos, alguns inclusive já consagrados, como Half-Life 2 e Team Fortress 2. Nenhum jogo realmente grande está incluído nessa lista, mas o interesse de companhias como Valve e Sony pode ajudar a impulsionar ainda mais o setor de desenvolvimento. Se depender da Realidade Aumentada, o futuro com certeza será cheio de possibilidades.
Além disso, durante o desastre ambiental na cidade de Mariana, alguns fotógrafos registraram as cenas com 360º para que o público pudesse ver os estragos depois com a ajuda da realidade virtual. Estudantes de medicina já estão sendo treinados fazendo cirurgias em ambiente virtual, para que tenham mais segurança no momento da cirurgia real. A Realidade Aumentada é a integração de elementos ou informações virtuais no mundo real. Teve seu início na década de 1950 com o cineasta Morton Heilig, que idealizou o “sensorama” para dar uma nova dimensão aos sentidos. Esta tecnologia foi aplicada inicialmente no campo do teatro e, posteriormente, adaptada ao cinema. O “sensorama” ou cinema 4DX brincava com os diferentes sentidos; desta forma, o espectador via imagens em um ângulo maior e ao mesmo tempo com som estéreo e intervenção de aromas.
Em 1989 a luva Power Glove foi lançada para o videogame Nintendo, desenvolvida pela empresa Mattel, mas não obteve sucesso no ramo dos videogames sendo adaptada para sistemas de realidade virtual baseados em computadores do tipo Personal Computer . Ana acredita que “a implementação na área da saúde é tão útil quanto para a educação porque facilita os processos de aprendizagem. Ainda ajuda no processo de localização de problemas, erros ou falhas no corpo e nos sistemas que compõem o corpo humano. A realidade virtual possibilita um raio-x muito mais potente que foi desenvolvido para que se ache o problema no corpo antes de qualquer processo cirúrgico”. Com a tecnologia, é possível criar experiências que simulem trilhas, passeios de barco e até mesmo escaladas em montanhas. Isso permite que pessoas com restrições físicas tenham acesso à natureza de uma forma que antes não era possível.
Além disso, espera-se que a tecnologia evolua para permitir experiências ainda mais imersivas e interativas. Com o avanço da tecnologia, essa ferramenta pode se tornar ainda mais imersiva e realista. Além disso, a tendência é que cada vez mais pessoas se interessem por essa tecnologia, o que pode contribuir para a conscientização ambiental e a preservação do meio ambiente.
Esse mesmo recurso já está sendo usado em simulações nas aulas de cirurgia e, no campo de diagnóstico, há muito para ser explorado. Já há alguns anos usamos a realidade aumentada para sobrepor “réguas” de medição virtuais a imagens de órgãos — como no caso de exames de ressonância. De modo geral, estamos descrevendo uma transformação na experiência de compra, que tem se mostrado cada vez mais importante para manter a competitividade das empresas.
Como os jogos de tabuleiro se adaptaram à era digital?
A tecnologia tem transformado a forma como jogamos, com jogos de tabuleiro digitais e aplicativos para smartphones e tablets. De forma sucinta, a realidade aumentada funciona como uma ponte entre o mundo real e o virtual, mesclando objetos e características dessas duas realidades. Além disso, também é comum contar com um controle remoto e headphones para melhorar a experiência e reduzir a quantidade de estímulos do ambiente real. Toda a simulação gerada pelo trabalho desses gadgets engana os sentidos do usuário, fazendo o cérebro pensar que aquilo é a realidade.
A imagem até então nunca vista pelos fiéis poderia ter provocado uma sensação de imersão em outra realidade. O espaço da igreja pretendia proporcionar ao observador o conhecimento do possível, ou seja, a existência virtual do mundo infernal (Giannetti, 2006, p. 150). Os jogos de simulação de natureza, como o famoso “The Sims”, já eram populares há algumas décadas, mas agora é possível encontrar experiências mais imersivas e realistas.