Plantas informações, tipos, estrutura e características

São plantas que, apesar de possuírem vasos condutores de seiva, precisam de umidade e sombra, pois sua reprodução também ocorre por esporos. São divididas em inferiores e superiores não por serem melhores ou piores entre si, mas devido importantes processos evolutivos. Portanto, as plantas são classificadas de acordo com sua complexidade e surgimento de novos atributos, como semente, flor e fruto.

(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem. O importante é que você adapte cada pergunta para que os alunos consigam relacionar as características das plantas com suas adaptações para sobreviverem nos mais diversos locais. Segundo vaso autoirrigável a hipótese mais aceita, elas evoluíram a partir de ancestrais protistas. Provavelmente, esses ancestrais seriam tipos de algas pertencentes ao grupo dos protistas que se desenvolveram na água. Foram observadas semelhanças entre alguns tipos de clorofila que existem tanto nas algas verdes como nas plantas. No interior dos frutos são encontradas as sementes, que são os óvulos desenvolvidos.

Flores

Em resumo, as folhas fazem a respiração e a fotossíntese; as raízes absorvem substâncias do solo; o caule sustenta o vegetal; e as flores e frutos estão relacionados com a reprodução. As gimnospermas são plantas vasculares que possuem raiz, caule e folhas. São as primeiras plantas a apresentarem sementes, e por esse motivo não necessitam de água para que ocorra a fecundação de seus gametas. Quando observamos o reino Plantae, notamos que ele é composto por organismos bastante diferentes.

Elas atraem insetos e outros polinizadores, que ajudam na transferência do pólen entre as flores. Esse processo é fundamental para a reprodução das plantas, garantindo a formação de sementes e a continuidade de suas espécies. Assim, os sais minerais e a água são conduzidos das raízes até as folhas e a matéria orgânica produzida nas folhas é transportada dentro do caule até as raízes. Além disso, é no caule que são produzidos alguns hormônios vegetais e podem crescer rentes ao solo, sem apresentar estruturas verticais.

As Monilófitas são representadas pelas Samambaias, e as Licófitas todas as demais Pteridófitas (avenca, xaxim etc.).

O que acontece quando a semente decide acordar?

Porém, em contrapartida, fazem fotossíntese que é um processo contrário, isto é, captam o gás carbônico e liberam o oxigênio. As plantas são seres sésseis, isto é, elas precisam estar fixadas em um local. Geralmente encontram-se no solo, mas podem se desenvolver apoiadas em outros vegetais (epífitas), rochas (litófitas) ou na água (hidrófitas).

Como vivem as plantas?

É um momento de despedida, onde a planta retorna à terra e se transforma em nutrientes para outras formas de vida. Mesmo nesse momento de declínio, as plantas ainda desempenham um papel importante no ecossistema, contribuindo para a fertilidade do solo e o equilíbrio da natureza. Observe e aprenda sobre as diferentes partes das plantas e quis são suas respectivas funções. No reino vegetal as plantas são divididas em plantas avasculares e plantas vasculares. As plantas avasculares são aquelas que não possuem vasos condutores de seiva, e as plantas vasculares são plantas que possuem vasos condutores de seiva.

Sobre o plano

As flores são os órgãos reprodutores da planta, presentes apenas nas angiospermas – classificação das plantas do grupo mais complexo e evoluído, detentores de frutos que protegem a semente. Assim, é interessante conhecer as diferenças e cada parte das plantas, conhecendo suas funções para entender melhor seus organismos. Nas células das folhas há muitas estruturas chamadas cloroplastos que contém a clorofila, o pigmento que dá a cor verde à planta. A clorofila também absorve a luz do sol para que a fotossíntese aconteça.

Todo artigo é feito por especialista e revisado, porém, tem função apenas informativa. O reino das plantas é constituído de organismos pluricelulares, eucariontes, autótrofos fotossintetizantes. Devemos lembrar que alguns grupos de plantas continuaram sobrevivendo em ambiente aquático. A partir dessas e de outras semelhanças, supõe-se que as algas verdes aquáticas são ancestrais diretas das plantas. As folhas podem ser classificadas de acordo com a disposição do limbo, que é a parte mais conhecida da folha.

Algumas plantas, por exemplo, apresentam tamanho de poucos centímetros, como os musgos, enquanto outras, como a sequoia, podem atingir mais de 80 metros de altura. Além da diferença de tamanho, esses seres vivos diferenciam-se pela presença ou não de tecidos condutores, pela presença ou não de flores, pelas diferenças entre suas cores, e por outras características. As Gimnospermas são representadas por plantas de grande porte, geralmente árvores, possuem vasos condutores de seiva e sementes. As briófitas são plantas pequenas, pois não possuem vasos condutores de seiva (avasculares), vivem em locais sombreados e úmidos. Os organismos deste Reino são divididos em plantas inferiores e plantas superiores. As partes básicas das plantas superiores são as raízes, o caule e as folhas, cada qual com funções específicas para o organismo.

São os produtores da cadeia alimentar, ou seja, alimentam todos os seres vivos, de forma direta ou indireta. Servem de medicamento, pois possuem substâncias de interesse medicinal para a ciência e são utilizadas na construção civil. Agora falem sobre as plantas que eles têm em casa, as plantas que existem nas praças e na escola.

Assim, ela pode ser simples ou composta, como os trevos e as folhas de palmeiras. No entanto, vale ressaltar que essas partes não estão presentes em todas as plantas. A avaliação deve ocorrer durante toda a aula considerando a participação dos alunos, o interesse pela aula e a compreensão da temática.

Sua polinização ocorre pelo vento, no entanto, não produzem frutos e nem flores. Seus representantes mais conhecidos são os pinheiros, sequoias e araucárias (pinheiro brasileiro). Seus representantes, os musgos, se reproduzem através de esporos, por não produzirem sementes, que são liberados na água. São muito encontradas em florestas fechadas, sempre próximas à corpos d’água. Realizam respiração, como qualquer outro organismo, captando o oxigênio da atmosfera e liberando gás carbônico.

Além disso, as plantas são diferentes umas das outras com níveis de complexidade diferente. Dessa forma, algumas plantas podem não conter todos os elementos constituintes descritos anteriormente. Os frutos são, geralmente, resultado do desenvolvimento do ovário após a fecundação.