Os exercícios físicos, então, combatem doenças físicas debilitantes e aumentam a longevidade. A yoga é uma prática de centenas de anos no mundo inteiro e tem grandes benefícios no esporte para a saúde, principalmente para quem busca maior resistência física e relaxamento emocional e mental, além da diminuição do estresse. O trabalho também mostrou que meninas que realizavam esportes coletivos ou individuais apresentaram menor probabilidade de demonstrar um comportamento de “quebra de regras” em comparação com as que não praticavam atividades esportivas.
Isso, que até há pouco tempo parecia ficção ou fantasia de algum psicanalista visionário, tornou-se realidade comprovada nos estudos e pesquisas com o método da ultra-sonografia. Os fetos reagem, mudam de posição, acalmam-se, agitam-se, sugam o dedo, entre outras coisas, com a luz, o som, vozes, música, etc. Todo mundo já se sentiu triste alguma vez, seja por ter brigado com alguém, porque o time betfiery do coração perdeu aquele título tão esperado ou outro motivo qualquer. Só que tem gente que sente tristeza quase diariamente, a ponto disso deixar de ser um simples estado depressivo para se transformar em uma patologia. Caso seu filho ou filha apresente algum tipo de limitação ou problema físico, consulte o médico. Converse também com o professor de educação física da escola, se possível.
Esses exercícios potencializam o funcionamento da rede de vasos sanguíneos que levam sangue e oxigênio para os músculos, melhorando a saúde em vários aspectos. Com isso, há redução dos riscos de desenvolvimento de doenças do coração, AVC, diabetes, entre outros. A prática do esporte fará bem tanto para o seu corpo quanto para a sua mente, por isso, é importante que ele faça parte do seu dia a dia. Além disso, ele estimula a socialização e ajuda você a se distanciar de pensamentos negativos, muito comuns em quem passa por uma depressão, por exemplo.
Exercício e estresse
É uma prática que engloba o físico, o emocional, o psicológico e o espiritual. A respiração promove a união do corpo e da mente, voltando à atenção para o momento presente. Isso porque se exercitar com frequência traz muitos benefícios tanto para a nossa saúde mental quanto física. Quanto mais movimentarmos o nosso corpo, mais saúde estaremos cultivando para nós mesmos. Entretanto, para praticar esportes, você deve tomar alguns cuidados com o seu corpo para garantir que não sofra nenhum tipo de lesão.
Como escolher o melhor para você
Alguns esportes coletivos populares, incluindo futebol, vôlei e basquete, por exemplo, geralmente devido ao contato físico resultam em lesões, que frequentemente relatadas incluem entorses, contusões e fraturas. A maioria das lesões esportivas resultará em uma recuperação completa se houver atenção por um médico com título da sociedade brasileira de medicina do exercício e esporte, de forma adequada. No entanto, algumas lesões, como trauma cerebral e concussão (desmaio/convulsão), podem causar danos mais sérios e, às vezes, duradouros ao atleta.
Políticas públicas poderiam, segundo ele, pensar numa solução para essas pessoas, para que elas possam “encaixar na rotina algo relacionado à atividade física, principalmente no lazer”. Um estilo de vida saudável também melhora as funções cognitivas, promove um aumento da autoestima e é capaz de incluir pessoas com transtornos mentais em mais lugares da sociedade. Por si só, o esporte oferece a oportunidade de convívio social, especialmente para jovens e idosos.
Quais são os benefícios do esporte?
Os treinos e jogos ajudam a aliviar o estresse e a ter momentos de diversão no dia, deixando todos os possíveis problemas de lado. Os resultados do recente artigo estão alinhados com pesquisas anteriores que destacam os benefícios da prática de esportes coletivos para a saúde mental de crianças e adolescentes. Para o tratamento de transtornos mentais, a psicoterapia e os medicamentos recomendados por um psiquiatra são parte fundamental. Mas a atividade física também pode ser uma indicação dos médicos para o controle do estresse e promoção do bem-estar.
Essa substância é responsável por controlar o bom humor e o relaxamento. Por isso, os exercícios mais indicados são aqueles que envolvem movimentos cruzados dos membros, como caminhar , correr, nadar, musculação ou dançar. Caminhadas e esportes ao ar livre também são eficazes na redução dos sintomas. Além de liberar endorfinas no cérebro, a atividade física ajuda a relaxar os músculos e aliviar a tensão.
Tudo isso torna a atividade física uma ferramenta indispensável para a promoção da saúde mental, com custos consideravelmente menores quando comparados com outras abordagens terapêuticas e medicamentosas. Novos estudos apontam que a atividade física regular diminui os riscos de depressão e reduz a perda cognitiva em pacientes com mal de Alzheimer, por exemplo. Por outro lado, crianças e adolescentes que competem em esportes individuais podem sofrer de estresse relacionado à pressão para um bom desempenho, já que os resultados na competição dependem exclusivamente deles próprios. Porém, os autores sugerem que mais investigações sejam feitas para confirmar os resultados do recente artigo.