Por isso é importante avaliar se nesse caso realmente vale a pena acionar o seguro ou se é mais interessante consertar você mesmo as lanternas. Às vezes, os reparos dos faróis são mais baratos do que a franquia do seguro. Caso ocorra algum problema com a seguradora e ela se negue a pagar a indenização do seguro, você deve verificar o motivo da recusa. Nesse caso, o contato com a seguradora deve ser feito para que sejam recebidas todas as informações de como proceder. Se necessário, será solicitado alguma documentação para que seja dada continuidade ao processo. A perda parcial ocorre quando os danos causados ao carro são menores que 75% do valor do veículo no mercado.
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Claro que isso só deve ser realizado se houver condições, algo que é impossível se os envolvidos no acidente estiverem em más condições físicas ou mesmo emocionais. Caso sua seguradora garanta a retirada do automóvel, então, acione seu seguro para começar esse procedimento necessário. Verificados se todos estão bem e em plena saúde, é interessante retirar o carro da via para não haver mais acidentes, colisões ou engavetamentos. A batida de carro também pode espalhar em toda pista partes do veículo, as quais estão sujeitas a causar ainda outros acidentes. Então, é ótimo procurar retirar o automóvel e seus detritos da pista. Esse processo é de extrema importância, ainda mais se você foi o culpado, pois precisará do B.O para acionar o seguro ao contatar a seguradora.
Acione sua seguradora
Nem todas as perdas são cobertas pelo seguro contratado, como por exemplo, a reparação de vidros de automóveis, que não está prevista em todos os tipos de contratos. Fique sempre atento ao valor da franquia e do seguro incluso no contrato. Desta forma, não terá de gastar mais do que se decidir reparar o seu carro. Estando com a razão, o próximo passo é mover uma ação contra a seguradora que se recusa a pagar o sinistro.
Quando a seguradora pode negar a indenização do seguro de veículos?
O que deve ser considerado no momento desse acionamento não é o porte do acontecimento, mas sim o tamanho do estrago e a cobertura da sua apólice. A melhor cotação, com as melhores corretoras, pelos melhores preços. Essa é uma dúvida muito frequente e pertinente, para falar bem a verdade.
É obrigatório realizar uma vistoria no carro para acionar o seguro, pois, assim, a seguradora tem uma ideia mais geral sobre o que aconteceu com o veículo. Essa vistoria deve ser realizada o mais rápido possível, afinal, é necessária para que o cliente receba todos os pagamentos do seguro. Isso facilita o trabalho da seguradora e também evita qualquer ruído na hora de acionar o serviço. Se você já aproveitou nossas dicas Seguro de caminhão para aproveitar um seguro auto e já tomou todos os cuidados acima, então, pode ligar para o seguro e verificar como irá proceder para acioná-lo. Não se esqueça de ficar atento sobre todos os pontos necessários para obter o ressarcimento, também verifique se está elegível e quais tipos de serviços pode acionar. Por isso, é essencial saber como funciona seguro de carro e quais as atitudes corretas para acioná-lo.
No caso do seguro de vida, por exemplo, se acontecer uma situação grave ao segurado, os respectivos beneficiários do plano têm até 3 anos para comunicar o sinistro. Já no caso de danos contra terceiros, o termo RCF do seguro auto, o segurado ou os beneficiários também possuem um período de 3 anos para sinalizar o ocorrido. Todo indivíduo que sofre danos pessoais após um acidente de trânsito tem direito ao DPVAT. O seguro funciona como um auxílio à vítima que precisou pagar despesas médicas necessárias no pós-acidente.
O prazo para envio de relato de caso é de no máximo 180 dias, mas o ideal é enviar no mesmo dia, pois as informações estão fresquinhas e você não corre o risco de esquecer detalhes importantes. Com isso, fica mais fácil conseguir uma cópia no Detran (Departamento Estadual de Transportes). Após comunicar o sinistro, entre em contato diretamente com o corretor ou seguradora e solicite um relatório de sinistro. Converse com a outra pessoa envolvida na colisão e colete informações que podem ser úteis posteriormente, como modelo, cor e placa do outro veículo e nome e telefone do terceiro. Se os veículos não puderem ser movidos, ligue as luzes de perigo e chame um caminhão de reboque. Também é importante marcar o local com um triângulo, levando em consideração a distância correta do carro.
Converse com o outro envolvido na colisão e colha algumas informações que poderão ser úteis mais tarde, como o modelo do outro veículo, cor e placa, além do nome do terceiro e seu telefone. O triângulo de sinalização deve ser posicionado a, pelo menos, 30 metros da traseira dos veículos envolvidos na ocorrência. A saber, nem todos os sinistros são cobertos pelo seguro contratado.
Caso você tenha sido vítima de um acidente provocado por outra pessoa, você não precisa acionar o seu próprio seguro auto. Se o responsável tiver cobertura para terceiros – o seguro de Responsabilidade Civil -, você deverá ser ressarcido pelo seguro dele. Os serviços de socorro devem ser acionados e os envolvidos devem sinalizar o local do acidente, evitando novas colisões. Importante verificar a situação das vítimas, e a menos que haja risco de explosão iminente dos veículos envolvidos, não mexa nas vítimas. Se precisar, saiba que também poderá realizar o boletim online na delegacia virtual e também um prazo tanto para fazer B.O.
Sim, é possível registrar o boletim de ocorrência online, mas essa é uma opção que varia conforme o estado. Com tudo entregue, a empresa dará início ao processo de indenização parcial ou integral. Assim, você terá todos os documentos necessários para solicitar a indenização. As regras citadas antes são as mais comuns entre as seguradoras, mas podem variar. Por isso, leia o contrato do seu seguro e verifique o que a sua empresa de proteção específica sobre os sinistros. Tudo depende dos tipos de coberturas contratadas, que diferenciam os seguros.
Por isso, caso você não esteja presente, não terá a oportunidade de dar a sua versão. Depois, entre em contato com a sua seguradora ou com a corretora de seguros para que haja auxílio no processo de sinistro. Portanto, é fundamental que o segurado faça o boletim de ocorrência o mais rápido possível após a ocorrência do sinistro. Quanto mais rápido o registro for feito, melhor será para o processo de acionamento do seguro. O segurado deve comparecer pessoalmente à delegacia de polícia mais próxima do local do ocorrido e relatar todos os detalhes do sinistro de forma clara e objetiva. É importante fornecer todas as informações relevantes, como data, horário, local, descrição dos envolvidos, entre outros dados que possam contribuir para a investigação do caso.
Portanto, esteja sempre a par do valor da sua franquia e as coberturas que fazem parte do contrato. Como o valor é menor do que a franquia de R$ 1 mil, seria mais vantajoso quitar o conserto do próprio bolso. Seguro auto Enquanto isso, a seguradora irá quitar os R$ 2 mil restantes à oficina. Para responder essa e outras questões recorrentes após a ocorrência de um sinistro, preparamos esse artigo repleto de informações.