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Guia básico da gestão financeira na construção civil Obra Prima

Agora que conhecemos mais sobre a estrutura e responsabilidades do departamento financeiro, é hora de descobrir como otimizar essas atividades e tornar a gestão financeira da construtora mais eficiente. Alguns analistas falam que o retrocesso foi de 10 anos, sem falar nos altos estoques, escassez de clientes, falta de linhas de créditos e consequentemente a baixa liquidez, ou seja, prejuízos para todos os lados. Por fim, o controle do fluxo de caixa é a peça final do quebra-cabeça, pois sem isso sua gestão de recebíveis e, por sua vez, seu planejamento financeiro, não estará completa. Contar com boas práticas de gestão fortalece o planejamento financeiro de qualquer empresa.

Por último, mas não menos importante, o controle do Fluxo de Caixa é muito importante para a Gestão Financeira das Construtoras. Embora nem todos os gestores tenham uma relação amigável com essa prática, muitas vezes por falta de conhecimento ou por acumular tarefas. Como a apropriação de custos é feita ao mesmo tempo que a construção do prédio, achar falhas que possam trazer prejuízos ou perda de lucro, acaba ficando mais fácil. Da mesma forma, a logística dos produtos que serão utilizados, precisa se adequar aos espaços disponíveis nos estoques. Utilize relatórios para auxiliá-lo nisso, assim como números estatísticos sobre a entrada e saída dos itens armazenados.

Ao integrar a gestão, o gerenciamento do estoque se torna muito mais preciso, já que o próprio sistema gera informações inteligentes sobre o uso dos insumos na construção civil. Os gestores podem acompanhar a evolução do progresso de cada setor da empresa por meio de dashboards intuitivos, atualizando o status de cada projeto ou atividade diretamente do software. Será muito desafiado em todas suas atribuições e consequentemente será cobrado dele o perfeito andamento da obra. Boa parte do tempo gasto por profissionais da área é com atividades com baixo valor agregado, fazendo com que eles tenham pouca disponibilidade para tarefas de caráter mais estratégico. Para acompanhar mais novidades da construção civil, fique atento ao nosso blog, siga o Obra Prima no Instagram e escute o nosso podcast ObraCast. Além dessas atividades, é possível complementar o controle financeiro com as funções de faturamento por medição física, faturamento por taxa por avanço físico e a possibilidade de importar arquivos das notas fiscais.

gestão financeira na construção civil

Para isso, uma boa gestão financeira ajuda nessas questões, pois deixa claro como está sendo geridos os recursos. Também facilita a realização de análises e planejamentos para o término do projeto pela equipe que está de frente. Pensando nisso, separamos 5 dicas para quem quer saber a forma correta de fazer uma gestão financeira na construção civil.

Qual a importância da gestão integrada na construção civil?

Desta forma, a análise permite definir os meses em que a construtora ficará no vermelho. O drone não é uma tecnologia utilizada somente para tirar fotos à distância de praias e montanhas. Na verdade, ele é considerado uma das soluções mais relevantes para a construção civil.

Fazer a conciliação bancária

Um cronograma trata mais conforto na hora do desespero, tanto para quem está executando a obra, como para quem a supervisiona. Para assim, encontrar os melhores custo-benefícios, sem deixar de lado a qualidade na hora da entrega final. Além disso, serve para planejar e controlar esses recursos que compreendem ações de planejamentos e acompanhamentos. Uma administração financeira correta, permite que seja visualizado toda atuação durante a obra. Com ela, é possível ter uma administração correta de todos os recursos, fortalecendo ainda mais o crescimento. Além de estabelecer metas, objetivos, prazos e acompanhar todos os resultados da organização.

Descubra tudo no Ebook completo de gestão financeira de construtoras que o Obra Prima oferece para profissionais da construção civil. Conheça aqui os elementos mais importantes na estrutura de um departamento financeiro e as principais dicas para conquistar eficiência na gestão financeira da construção civil. Afinal, as finanças de um empreendimento precisam ser bem administradas para que o negócio cresça. Para isso, são usados princípios bdi significado da governança corporativa, como a transparência e a prestação de contas, que ajudam a nortear o modo como as finanças são gerenciadas. Isso significa que a sua empresa de construção civil não somente obterá resultados positivos, mas também possuirá capacidade financeira para captar novos projetos. Dentre as principais dificuldades está a gestão de orçamento, o que justifica o aumento da procura por tecnologia financeira na construção.

Eles devem abranger custos diretos e indiretos com o serviço, bem como o fluxo das tarefas. A importância desse procedimento está em confirmar se os registros de receitas e despesas internos da empresa, batem com as movimentações bancárias. Caso haja uma diferença entre esses registros e a conta no banco, ela deve ter sua origem detectada, para então, ser corrigida. Gastos pontuais e negociações com fornecedores, fazem com que os gestores da obra apresentem uma melhor desenvoltura durante a prestação de serviço.

Analisar o demonstrativo de resultados

Outra questão que precisa ser destacada é o impacto ambiental gerado pela empresa responsável pelas obras de construções civis. Uma boa gestão financeira reduz prejuízos ao meio ambiente, evitando gastos futuros com multas e para corrigir problemas relacionados. Por outro lado, se os valores disponíveis forem suficientes ou até mesmo sobrarem, eles poderão ser aplicados de várias formas. Entre elas, para melhorar a capacidade de gestão financeira sobre o que está sendo investido.