Você está visualizando atualmente Gestão de projetos: o que é, ferramentas e métodos

Gestão de projetos: o que é, ferramentas e métodos

  • Autor do post:
  • Categoria do post:dicas

Uma gestão de projetos eficiente promete ensinar os conhecimentos respeitados no mercado, além das boas práticas a serem usadas nos projetos. O objetivo é aumentar as probabilidades de sucesso dentro do prazo e do orçamento, respondendo à finalidade definida. Se você já trabalha com gestão de projetos, sabe quais são as principais dificuldades enfrentadas no dia a dia de um negócio. Além disso, entende que contorná-las é crucial para entregar valor ao cliente e impulsionar os resultados lucrativos e competitivos da empresa. Afinal, ela permite a criação e o gerenciamento de projetos nas mais diversas áreas, de eventos a agronegócio, passando por saúde, mercado financeiro e equipamentos, dentre muitos outros. A ampla gama de possibilidades mostra como uma liderança competente e atualizada faz a diferença no dia a dia dos projetos.

  • A seguir, vamos apresentar algumas das principais dicas para alavancar os resultados de sua empresa, com base nos princípios do Guia PMBOK® em sua 6ª edição.
  • Para garantir que eles obtenham resultados previsíveis, os processos que os compõem recebem o nome de “ciclo de vida de um projeto” — conforme veremos a seguir.
  • Também precisa ter consciência dos ruídos existentes na comunicação e se assegurar de que foi compreendido.
  • Uma vez que você sabe qual resultado positivo quer alcançar, pode resolver com a sua equipe as particularidades do projeto, incluindo o escopo, orçamento, riscos, membros da equipe, entregas principais e muito mais.
  • Dependendo da complexidade e do escopo do projeto, cada fase pode ter subdivisões com o intuito de apresentar uma melhor organização ao trabalho que deve ser desenvolvido.
  • O PMBOK orienta que a fase de monitoramento e controle deve guiar as empresas para a revisão de abordagens e alteração sempre que seja necessário, com o intuito de satisfazer a necessidade do cliente.

No Guia PMBOK®, os requisitos são identificados na área de gerenciamento de escopo e fase de planejamento, mas também fazem parte do gerenciamento de qualidade. Isso porque eles devem ser o padrão que vai nortear as inspeções de qualidade na determinação da eficácia das abordagens e da conformidade do produto. No Guia PMBOK®, existem as chamadas áreas de conhecimento, definidas por seus requisitos e descritas em termos dos processos que as compõem. Ao acompanhar seu tempo, você pode criar relatórios de quadro de horários, analisá-los para encontrar tempo livre para tarefas adicionais, estabelecer as próximas etapas do projeto ou estimar os prazos para projetos futuros. Além disso, erros que de outra forma exigiriam tempo adicional para correção são eliminados desde o início. A especialização em planejamento, monitoramento de sua equipe e fornecimento do suporte necessário é a chave para a execução bem sucedida do projeto.

No entanto, nem sempre temos uma pessoa exclusivamente dedicada à gestão de projetos — especialmente em equipes ou projetos menores. Nesse caso, outro membro do projeto precisa tomar a iniciativa e se tornar o ponto focal. A metodologia escolhida de como gerenciar projetos, baseia-se na concepção de processos estruturados de gestão. O gerente de projetos é o profissional responsável por manter os projetos em ordem, planejando e organizando as etapas de um projeto para que ele seja executado dentro do esperado. Sendo assim, é imprescindível que o gerente de projetos tenha conhecimento sobre todas as funções e etapas do projeto que está assumindo, além de capacidade de liderança, solução de crises e gestão de trabalho em equipe.

As partes interessadas incluem pessoas ou organizações envolvidas no seu projeto. Você deve saber como criar abordagens de engajamento e gerenciamento para incluir suas partes interessadas no resultado do projeto. Aprenda como criar uma mensagem eficaz, como divulgar essa mensagem e como gerenciar o conhecimento do projeto.

Gerenciamento eficaz de projetos

Gestão de projetos: o que é + boas práticas do mercado

Ele foi idealizado pelo COO e Co-fundador da Keeps, Gustavo Formighieri, para atender às demandas dos setores de T&D e RH nas empresas. Por conta dos novos métodos de comunicação e várias opções de integração, as conversas, o compartilhamento de dados, as análises e estratégias poderão acontecer sem precisar de reuniões e encontros presenciais. O esperado é que, futuramente, os controles e as análises de projetos em geral ocorram de modo positivo e inédito. Com toda a equipe atenta, será comum que um dos colaboradores parte do projeto seja nomeado para solucionar questões extras que talvez apareçam sem, todavia, ultrapassar os recursos que não foram inicialmente calculados. Com toda a equipe tendo ciência do que acontece no projeto, as atividades são acompanhadas de modo claro, de modo que isso pode acarretar benefícios, como colaborações de uns nas atividades dos outros etc.

No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil. Posto isso, quando se fala em gerenciamento Cursos on-line de projetos, é necessário estar a par de alguns fundamentos básicos, tais como o ciclo de vida de cada projeto, gerenciamento do escopo, metodologias e as funções da equipe do projeto.

Como melhorar seu gerenciamento de projetos?

Eles podem ser feitos em diferentes estilos, como planilhas e gráficos, e são controlados porsoftwares de gerenciamento de projetos. É comum imaginar que a gestão de projetos é fácil, porque os entregáveis não são atribuíveis ao gerente — quem produz é a equipe. No entanto, não é por acaso que as empresas de sucesso investem aproximadamente 20% da receita de seus projetos em sua administração, já que gestões eficazes fazem muita diferença nos resultados a serem entregues.

GestãoDescubra o que faz um Gerente de Projeto e conheça as competências e o papel do profissional!

Elas possibilitam que as informações sejam coletadas, distribuídas e devidamente organizadas, de modo a satisfazer as necessidades nas etapas de produção. Aprofundando a definição de EAP, acrescenta-se uma forma gráfica de visualizar tarefas, com seus relacionamentos lógicos encadeados. O objetivo é decompor cada classe maior em tarefas menores, para otimizar a produtividade e facilitar o controle de cada etapa de produção.

Dessa forma, o ciclo de vida de um projeto é a divisão de sua gestão em pequenas fases, que vão do início ao seu término, e são acompanhadas de perto pelo gerente de projetos. Além disso, ele acrescenta ênfase em eficiência, controle de custos e de riscos, bem como no gerenciamento de colaboradores e de interessados em fazer com que os projetos avancem com saúde e culminem em produtos de qualidade. No gerenciamento de projetos a pessoa responsável deve ser capaz de articular quais são os objetivos de cada membro da equipe e as linhas precisas de comunicação. Além de conhecimento para realizar a prova, é necessário ter, no mínimo, 35 horas de estudos sobre gerenciamento de projetos , 3 anos de experiência na área e 4500 horas deliderança de equipes. Esses gerentes também precisam ter fortes habilidades de comunicação, visto que precisam conversar constantemente com membros da equipe, fornecedores, corretores, partes interessadas e clientes.