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Como lidar com clientes insatisfeitos e transformá-los em defensores da marca

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É também interessante avaliar a frequência que esse tipo de nota é atribuída, pois isso ajuda a entender se são casos isolados ou se é um problema estrutural na maneira de atender o cliente. Ao optar por fechar com a sua empresa, o cliente espera que todas as suas dores sejam atendidas e não que novos problemas surjam para que ele precise resolver. Não existe nada mais frustrante para o consumidor do que investir tempo e dinheiro em uma solução que vai gerar problemas. É preciso ficar muito atento ao se comunicar com os clientes, visto que é através da comunicação que acordos são fechados e compromissos são marcados. Seja como for, isso não precisa ser algo a assombrar a sua empresa.

O valor do cliente é resultado da multiplicação da média de suas compras pelo tempo médio dentro da empresa. Assim, será possível agir corretamente e garantir que o mesmo problema não se repita com outros clientes. No último caso, é preciso selecionar um método capaz de medir a satisfação e lealdade dos clientes. Ao realizar uma venda, você está assumindo um compromisso, ou seja, uma obrigação com o cliente — e ele sabe disso. Esse é um erro grave, capaz de causar danos irreversíveis ao negócio e levá-lo ao insucesso.

Antes de oferecer cupom de desconto ou frete grátis, entenda qual foi o problema. Se a reclamação foi sobre a qualidade do produto, por exemplo, a pessoa não vai querer usar o cupom de desconto, pois está decepcionado. O atraso na entrega é um dos principais motivos de reclamações dos clientes. Por isso, é essencial ter uma comunicação eficiente para que o comprador saiba quanto tempo vai levar o recebimento do produto e possa acompanhar o rastreamento. Com o Envio Fácil, você pode enviar um código que permite ao consumidor saber onde está o pacote.

Como lidar com cliente insatisfeito: 10 dicas para atendê-los

Pois houve um desgaste, e se a solução não for a melhor possível, haverá chances de ele ir procurar outro serviço que ofereça soluções melhores. Não é apenas pensar nas melhores respostas para clientes insatisfeitos, mas sobre onde oferecer essas respostas. Ao aplicar essas pesquisas periodicamente sua empresa identifica clientes que possam estar insatisfeitos e também avalia o nível geral de satisfação da base de consumidores. Dessa forma, manter contato com o cliente após a prestação de um suporte, é uma prática relevante e fácil de ser adotada no processo de como tratar um cliente insatisfeito. Isso porque a insatisfação do cliente foi causada por algum motivo importante.

Como Lidar com Clientes Insatisfeitos

O que pode causar insatisfação no cliente?

E mais, que isso custa caro à empresa, podendo gerar prejuízos financeiros, de imagem e colocar todo o empreendimento em uma rota ao insucesso. Isso sem contar que é de 5 a 25 vezes mais caro conquistar um novo cliente do que manter um cliente atual. Isso quer dizer que, ao perder um cliente insatisfeito, além de deixar de ganhar, sua empresa tem que gastar mais.

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Essa ação tende a deixar o consumidor mais contente e destaca seu interesse no contentamento dele ao se relacionar com sua loja. Assim, busca substituir a experiência negativa por uma positiva e surpreende o cliente. Se o cliente fizer questão de falar com o vendedor, chame-o em um canto antes, explique a situação e frise que é importante ele manter a calma e se desculpar. Dessa forma, o consumidor será abordado por alguém tão respeitoso quanto você. Quando nos deparamos com críticas, temos o costume de acatá-las e acreditar que estão sendo endereçadas a nós. No entanto, para conseguir lidar com o cliente insatisfeito, é preciso manter em mente que as críticas não estão sendo endereçadas a você.

Apesar de muitas empresas não se focarem tanto em estratégias de pós-vendas, essa etapa é uma das mais importantes dentro do processo de satisfação e também deve ser praticada no acompanhamento após a solução de um problema. Logo, é possível compreender que produtos e serviços com baixa qualidade, que quebram nos primeiros usos ou que apresentam muitas falhas, é uma causa de grande insatisfação nos clientes. A insatisfação de clientes com produtos/serviços/atendimentos ainda é um problema Gestão de Relacionamento com o Cliente recorrente que pode levar à perda de clientes e, consequentemente, a prejuízos para a sua empresa. As reclamações são um importante termômetro para a identificação de como anda o seu negócio. Ter uma estratégia efetiva para perceber esses momentos de críticas e aplicar um plano de ação efetivo é o que pode fazer com que o cliente insatisfeito não vire um detrator. O cliente insatisfeito costuma expressar sua insatisfação, especialmente aqueles com perfil do tipo “reclamão”.

Situações que envolvem meses de baixa, como lidar com um cliente insatisfeito e outros imprevistos podem surgir, por mais que torçamos para que não aconteçam. Com o Freshsales tenha interações com o cliente mais amplas e conectadas entre canais para equipes de vendas e marketing com uma visão agregada e consistente do cliente através de uma solução ampla. Um defensor da marca, ou embaixador da marca, pode ser um cliente, funcionário ou influenciador da indústria.

Após se certificar de que os responsáveis por entenderem e lidarem com os clientes possuem as habilidades necessárias, é importante promover maneiras de gerar interação com eles de forma humanizada e não robotizada. Você sempre precisa deixar claro para seus clientes o que você quer dizer. Use uma linguagem fácil, seja sempre amigável e não importa o que aconteça, nunca termine a conversa sem se certificar de que o cliente está satisfeito.