Você está visualizando atualmente MÉTODO DE ESTUDOS PARA O CONCURSEIRO

MÉTODO DE ESTUDOS PARA O CONCURSEIRO

Para realmente aprender, você precisa praticar o estudo ativo. Também costumo grifar, mas após finalizar o capítulo faço um resumo manuscrito dos pontos mais importantes. Não tenho bom rendimento apenas grifando ou estudando no computador. Apesar de ter muito pouco pra estudar 2-3h por dia no máximo, consigo otimizar as revisões, já que fixo melhor e acabo “estudando” duas vezes o mesmo capítulo. Em particular, também utilizo a técnica dos grifos, durante a leitura dos livros, cumulada com aulas transcritas em forma de mapas mentais.

A técnica de interrogação elaborativa é aquela em que você tem que criar explicações para as informações que você está estudando. Apesar dos mnemônicos serem divertidos, eles possuem utilidade baixa de acordo com o estudo científico que estou compartilhando com você aqui. Por isso mesmo, ela é uma técnica de estudo com efetividade baixa. A diferença que existe entre grife e marca é bem simples de ser explicada e entendida, mas para isso, primeiramente, você precisa entender exatamente o que é grife e o que é marca.

A primeira técnica não é considerada tão eficiente, pois é necessário um treinamento extensivo para seu sucesso. Quanto à segunda prática, foi observado pouco aumento no desempenho dos estudantes. De acordo com a pesquisa – divulgada pelo jornal da Associação pela Ciência Psicológicado país, o resumo e as marcações nos textos como ferramentas de aprendizagem possuem benefícios limitados.

As técnicas de aprendizagem de nível moderado

Se quiser revisar e não sabe por qual aula começar, comece por aquela em que está pior ou por aquele assunto que não entrou na cabeça. Se você não estiver experiente em fazer questões, ou com o estilo da banca, então perderá pontos preciosos, fará questões com velocidade muito baixa, e correrá o risco de ser eliminado por causa disso. Afinal, você está vendo aquele assunto ser cobrado em provas anteriores e, mesmo assim, não está aprendendo. Se não chamar a atenção é quase certo que irá perder pontos no dia da prova. Por isso que, na primeira vez que ler, você grifará assuntos a mais. O resumo do texto é uma síntese das idéias e não das palavras do texto.

O que é técnica de grifo?

As técnicas de aprendizagem de nível alto

Tudo o que precisa aprender, como fazer os grifos, como se organizar em relação à resolução de questões e quando refazer as questões. Isto acontece, geralmente, porque temos o ímpeto de grifar tudo aquilo que nos parece importante em uma primeira leitura. O recomendado é ler primeiro o texto de uma vez, identificando os pontos importantes e, depois, grifá-los. O primeiro passo é que você tenha em mente que o grifo não serve para o momento da leitura, serve para depois, isto é, para a revisão.

Em relação a textos mais longos, a técnica de visualização não foi efetiva. Porém, mesmo entre as formas de estudo ativo, existem algumas que são muito mais eficientes do que outras. Um estudo da revista Psychological Science in the Public Interest avaliou várias técnicas e listou as dez melhores formas de estudo, segundo critérios científicos. Por que é que muitas vezes você passa várias horas estudando para uma prova… e no final tira uma nota menor do que outra pessoa que estudou menos tempo, porém foi melhor? Todo mundo que já se preparou para uma prova sabe bem que estudar é uma coisa, aprender é outra.

Técnicas para Grifar o Seu Material do Jeito Certo

“Ah, professor, e como eu vou saber o que é e o que não é para grifar? Lembra que bato na tecla sempre para todo estudante fazer questões? A resolução das questões, por si só, é um meio muito interessante de internalizar certo assunto.

O ideal é que as matérias escolhidas para isso não sejam muito parecidas. Esta é uma técnica de aprendizagem que se mostra efetiva. Em cursos profissionalizantes especial, quando trata de conteúdos mais abstratos. Além disso, ela pode ser realizada tanto através da fala como através da escrita.

A importância do Código Civil, no estudo de Direito Civil, não reside somente no fato de ser a fonte de conteúdo da disciplina. Além disso, a maneira como se dá a construção das questões revela a importância desse código. A prática distribuída, também chamada de repetição espaçada, é uma técnica para distribuir o seu estudo ao longo do tempo, em vez de concentrar toda a aprendizagem em um só momento. Ou seja, é o contrário de estudar na véspera da prova. Reler um texto que você já leu antes não é muito eficaz para você aprender conteúdos.