Você está visualizando atualmente Quão sustentável é o poliéster reciclado?

Quão sustentável é o poliéster reciclado?

Quase metade das roupas do mundo é feita de poliéster e o Greenpeace prevê que esse número quase dobre até 2030. Por quê? A tendência do atletismo é um dos seus principais motivos: cada vez mais consumidores procuram peças de vestuário mais elásticas e resistentes.

O problema é que o poliéster não é uma opção têxtil sustentável, pois é feito do tipo de plástico mais comum no mundo. Em suma, a maioria de nossas roupas vem do petróleo bruto, enquanto o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) está pedindo ações drásticas para manter a temperatura mundial a um máximo de 1,5 ° C acima dos níveis pré-industriais.

Um ano atrás, a organização sem fins lucrativos Textile Exchange desafiou mais de 50 empresas têxteis, de vestuário e de varejo (incluindo gigantes como Adidas, H&M, Gap e Ikea) a aumentar o uso de poliéster reciclado em 25 por cento até 2020.

Soluções Sustentáveis

Funcionou: no mês passado, a organização emitiu um comunicado celebrando que os signatários não só cumpriram a meta dois anos antes do prazo, como também a excederam aumentando o uso de poliéster reciclado em 36%. Além disso, mais doze empresas se comprometeram a aderir ao desafio este ano. A organização prevê que 20% de todo o poliéster seja reciclado até 2030.

Sustentabilidade

O poliéster reciclado, também conhecido como rPET, é obtido derretendo o plástico existente e girando-o novamente em uma nova fibra de poliéster.

Embora muita atenção seja dada ao rPET feito de garrafas de plástico e recipientes descartados pelos consumidores, na realidade o tereftalato de polietileno pode ser reciclado de materiais de entrada pós-industriais e pós-consumo. Mas, só para dar um exemplo, cinco garrafas de refrigerante rendem fibra suficiente para uma camiseta extra grande.

Embora reciclar plástico pareça uma boa ideia indiscutível, a celebração do rPET está longe de ser uma unanimidade na comunidade da moda sustentável.

Como fazer tecido com garrafas de plástico reciclado

Não se engane: os tecidos reciclados são os tecidos mais sustentáveis ​​que você pode encontrar. “Sim, mas os tecidos reciclados ainda usam muita energia para converter coisas velhas em novos tecidos …” Sim, mas eles não usam tanta energia ou recursos quanto criar fibras e tecidos do zero.

Considere o novo poliéster em vez do poliéster reciclado. O poliéster virgem é feito de uma combinação de carvão, etileno (que é derivado do petróleo), ar e água, que são formados a partir de uma reação química sob calor extremamente alto (se você é um nerd da ciência, aqui está toda a química por trás disso).

É um processo de alta energia que depende de ainda mais energia e recursos naturais quando você considera a quantidade de recursos necessários para extrair carvão e petróleo da terra. Nada bom.

O poliéster reciclado, por outro lado, é feito de garrafas plásticas recicladas, o que elimina a necessidade de extração de petróleo e carvão. Nosso poliéster reciclado começa literalmente no lixão para coletar garrafas de plástico que não pertencem a aterros sanitários (oba redução de resíduos!).

A partir daí, as garrafas de plástico são fragmentadas em flocos por uma máquina (que pode funcionar com energia renovável!). Esses flocos são derretidos em pellets, então os pellets são extrudados (pense em fiados e puxados como caramelo) em fios. O fio é então tricotado, cortado e costurado na roupa como qualquer outro fio. Confira este vídeo para a análise completa.

Demora cerca de 9 garrafas para fazer uma camiseta. Todas as nossas fibras de poliéster recicladas são feitas de garrafas de plástico 100% pós-consumo e são certificadas pela GRS (Global Recycling Standard). Apenas 9% do plástico da Terra foi reciclado, mas estamos empenhados em aumentar essa porcentagem usando mais poliéster reciclado a cada ano.

Em um único ano, evitamos que 12 toneladas de material reutilizável entrassem no aterro, 8,7 milhões de galões de água e 51 toneladas de emissões de C02 usando lã reciclada, algodão reciclado e poliéster reciclado. O futuro é reciclado!

Deixe um comentário