Ter um escritório produtivo é o sonho de muitas pessoas que precisam aumentar o faturamento da empresa ou mesmo se manter estável por algum tempo. Só que o que muitas pessoas esperam sobre isso, é que haja uma receita mágica ou uma fórmula milagrosa para chegar “lá”.
A verdade é que isto não existe. O que existe e pode ajudar de alguma maneira, são métodos. Os métodos, quando bem pensados e com foco no longo prazo, podem sim fazer a diferença para que você aumente a sua produtividade em casa, no caso de home office, ou no escritório, no caso de contar com um time.
No artigo de hoje, vamos entender algumas coisinhas que você pode levar em consideração para conseguir ter bons resultados. Então, continue a sua leitura.
No que investir para ter um escritório produtivo? Veja o passo a passo
Não seria uma excelente ideia poder comprar uma pílula que fizesse com que todas as pessoas do escritório produzissem mais? Pois é. Só que isto não existe. Então, nossa primeira dica para você que busca aumentar a produtividade de um time ou mesmo a sua (em caso de trabalho home office), é: aceite a humanidade que existe no processo.
Pessoas são pessoas. Não são robôs e nunca vão ser. E quanto antes a gente compreender isso, melhores serão os resultados de produtividade no longo prazo. Afinal, a gente vai parar de focar em objetivos totalmente desproporcionais com a realidade e começamos, então, a focar no que realmente faz a diferença.
Por exemplo, se você sabe que sua produção é limitada à capacidade das pessoas, por que insistir em um objetivo totalmente equivocado, só para ter a sensação de que está “pensando alto”? Além de gerar frustração, este tipo de meta faz com que toda a sua equipe pense que nunca está chegando “lá”.
Mas, o que você pode fazer para corrigir isso? Como melhorar? No que focar? Vamos te dar algumas boas dicas que podem ser consideradas para o processo. Então, continue lendo e saiba tudo sobre o assunto.
Aromatize o ambiente com óleos essenciais para melhorar a concentração
Por mais que a produtividade tenha muito a ver com o que você faz ou deixa de fazer no seu ambiente de trabalho, saiba que existem, sim, outros métodos de conseguir se concentrar e focar no que realmente precisa ser feito. E um destes métodos é justamente utilizar um aromatizador de ambientes com óleos essenciais.
Esta é uma dica que vai te ajudar a trazer a produtividade de fora para dentro. Ou seja, é o ambiente que vai te ajudar a se concentrar no trabalho e, assim, produzir mais. Pois os óleos essenciais são produtos que ajudam a nossa mente a se concentrar e focar de maneira ultra concentrada, desde que você use os óleos certos, claro.
Para usá-los em aromatizadores, basta comprar um modelo elétrico, plugar na tomada e pingar algumas gotinhas de modo que o ambiente fique totalmente perfumado. Os óleos são altamente concentrados, possuem extratos de plantas, folhas e raízes das mais diversas variedades e isto, claro, tem uma força muito grande sobre a nossa capacidade de produzir.
Se você tiver alguma dúvida sobre a utilização dos óleos, recomendamos a contratação de um profissional de aromaterapia. Afinal, este profissional é altamente competente para fazer o seu ambiente ficar com excelentes condições de trabalho, se assim for o seu objetivo.
É importante que seja dito: cuidado ao manusear óleos essenciais. Estes são produtos concentrados e que não podem, de forma alguma, entrar em contato com a pele, boca, olhos ou nariz. Por isso, todo cuidado é pouco, ok?
Traga natureza para dentro do escritório
Nós somos seres naturais. Por mais que você tenha nascido em uma cidade grande, urbanizada e cheia de prédios, ainda assim você é orgânico. E por isso, a sua natureza vai sempre se sentir mais confortável em locais que também tenham presença de itens naturais, como folhas, plantas e flores.
Por isso, opte por trazer bastante elementos naturais para dentro do escritório. As folhagens e plantas não vão sentar na frente do computador e produzir, obviamente. Mas elas têm uma força muito grande para deixar as pessoas à vontade. O que é fundamental para que haja produtividade.
Um erro bastante comum e que muitas vezes gera confusão na cabeça das pessoas, é o fato de achar que sair da zona de conforto é a melhor maneira de produzir. Mas isso não necessariamente é verdade.
É claro que sair da zona de conforto pode gerar resultados promissores, só que a gente precisa da zona de conforto para trabalhar. Caso contrário, estaremos sempre ansiosos, estressados e com um clima pesado. Para a saúde mental, isto é terrível.
Então, muito cuidado ao interpretar a questão da zona de conforto, ok?
Crie um ambiente dedicado ao lazer e confraternização
Uma das melhores formas de fazer com que as pessoas produzam mais, acredite se quiser, é deixando elas confraternizarem e se divertirem no trabalho. Este tipo de ambiente é altamente acolhedor, faz as pessoas se sentirem em casa e, quando isto acontece, as chances de aumentar a produção são muito maiores.
Crie ambientes de descontração. Crie horários alternativos. Não crie um ambiente de terror psicológico e de seriedade insana. Isto não vai ajudar em nada. Pelo contrário: vai afastar os melhores talentos do seu time, pois eles não vão querer fazer parte de uma empresa que não considera o trabalho como algo natural.
Sem organização não há produtividade – Lembre-se sempre disso
E por fim, não podemos deixar de mencionar algo importantíssimo e que faz toda diferença para quem quer aumentar a produtividade: organização. Esta é a palavra-chave. Sem organização, não há produtividade.
Produzir não é sinônimo de trabalhar demais. Produzir não é sinônimo de acúmulo de funções. Produzir é sinônimo de cumprir metas (viáveis) propostas para o curto, médio e longo prazo.
Então, não faça a sua equipe entregar resultados de maneira totalmente insana. Ir atrás de um objetivo ousado é diferente de criar um ambiente de pânico, onde tudo é pra ontem e se não entregar, o mundo vai acabar. Evite isso!
Pegue estas dicas, coloque em prática e você verá os melhores resultados acontecerem.