Atualmente, a cirurgia plástica das mamas é a mais realizada em minha prática médica. Atuando tanto na cirurgia Estética como na Reparadora pós câncer, considero a mais versátil e artesanal de todas as cirurgias. Avaliamos a anatomia e a expectativa da paciente, alinhando sempre a possibilidade do resultado real. Não há mágica, há sim muito trabalho com responsabilidade e destreza, usando tudo o que aprendemos ao longo dos anos e das gerações anteriores.
Por isso, o trabalho do Dr. Rubem Lang Stümpfle e de sua equipe, é preciso, comprometido e eficaz, buscando sempre o melhor resultado com toda a segurança possível, atendendo às expectativas do paciente, desde a primeira consulta até sua plena recuperação. Em 1977, o cirurgião plástico francês Dr. Yves Gerard Illouz procurou criar um método para eliminar a gordura localizada de suas pacientes sem que ascicatrizes ficassem aparentes e, cirurgia plastica sobretudo, sem a perda de tanto sangue. Para isso, ele confeccionou uma cânula rudimentar e, durante o processocirúrgico, passou a injetar uma solução salina entre o tecido adiposo e o músculo, aumentando a distância entre eles e diminuindo a perda de sangue ehematomas. Já no ano de 1974, na Itália, Giorgio Fischer e seu pai, Arpad Fischer, criaram a técnica da lipoaspiração, para a remoção de gorduras em diversas regiõesdo corpo.
Cirurgias Plásticas da Face No Rio de Janeiro
Assim, a Cirurgia Plástica como especialidade médica nasceu oficialmente dos horrores da I Guerra Mundial e da quantidade devítimas da guerra que necessitavam de muitas cirurgias na área reconstrutiva. No século VI a.C., o primeiro cirurgião plástico de que setem notícia, Sushruta, escreveu um famoso livro, Sushruta Samhita, onde relatou importantes descrições sobre a reconstrução de narizes, com transplantesde pele da fronte, que eram realizadas na Índia no ano 2500 a.C. Era costume punir os prisioneiros de guerra, as mulheres em caso de adultério e delinquentes, coma amputação do nariz.
Lipo Abdominal com Retirada de Pele
Saúde está intimamente relacionados a bem estar ou “estar bem” com seu corpo, com sua vida social e com sua mente. Os cirurgiões plásticos são promotores de saúde e não meros fomentadores de vaidades. Sabe aquela máxima “ …mas homem não liga pra aparência.” Pois então, foi-se o tempo em que isso era uma realidade. A cirurgia plástica deixou de ser exclusividade feminina; a busca por procedimentos estéticos masculinos, sejam eles cirúrgicos ou não, tem atraído muitos homens nas últimas décadas.
E nele regulamentava tudo, inclusive a atividade médica com castigosque variavam desde lesões corporais até a morte do cirurgião quando este falhava. Na Índia, houve um desenvolvimento grande da Cirurgia Plástica, principalmente das rinoplastias. A crescente complexidade dessa Especialidade induziu-a a ramificar-se em várias outras subespecialidades, oferecendo uma variedade de procedimentosaos pacientes interessados. A evolução contínua desta área permitiu a milhões de pessoas se beneficiarem dos procedimentos, tanto físico comopsicologicamente. Os profissionais dessa área trabalham completamente integrados à comunidade médica e em colaboração com outros especialistas. Asoma de conhecimentos entre as várias especialidades e a experiência técnica específica é fundamental não só no tratamento de certas patologias comotambém na obtenção de melhores resultados.
O esclarecimento sobre qualquer ato médico, terapêutico ou propedêutico é fundamental. A cirurgia plástica estética lida com pacientes organicamente saudáveis, o que ressalta a necessidade de adotar protocolos de informação detalhadas que alertem o paciente e seus familiares para riscos de insucesso. Por combinar arte e ciência, a cirurgia plástica sujeita-se a variações inerentes ao mecanismo fisiológico, específico e pessoal, que exarcebam imprevistos subjetivos e objetivos em busca de uma imagem desejada. Também, a particularidade do caso deve ser avaliada e ponderada confrontando-se o desejo do paciente com as suas limitações físicas e as possibilidades técnicas.
Com esta técnica, reposicionamos os tecidos, sem incisões na da face. Os melhores produtos, medicamentos e tecnologia avançada para rejuvenescimento não cirúrgico. As linhas da mandíbula, quando bem definidas, são consideradas símbolos marcantes de juventude e beleza. Com o envelhecimento vamos perdendo esse contorno facial, tanto pela reabsorção óssea, quanto pela flacidez. Informe-se sobre o local onde a cirurgia será realizada, avaliando a infra-estrutura física e os equipamentos, além da equipe de enfermagem e anestesia. Se possível, antes da cirurgia, faça uma visita para conhecer as instalações.
Cirurgia Plástica do Nariz
O século XX foi marcado sem dúvida pela grande explosão do desenvolvimento da Cirurgia Plástica, que se converteu em interesse social e humanista,principalmente pelas duas Grandes Guerras Mundiais. Lexer realizou, em 1906, a primeira cirurgia para corrigir as rugas do rosto. Moestin, Joseph, Passot, Duformentel, aportaram conhecimentos importantes esão considerados os pais da atual cirurgia estética. O progresso geral da Cirurgia Plástica, como na maioria da Medicina, foi lenta nos próximos mil anos, com técnicas utilizadas na Índia, os conhecimentosorientais, foram introduzidos no Ocidente e posteriormente refinado e adaptado para novas aplicações.
“Cirurgia plástica é a arte aplicada à medicina”, define o cirurgião do Centro Médico Hospital Português, Ivan Tavares. A correção de problemas físicos pode elevar a auto-estima do paciente, promovendo mudanças em todas as áreas da vida. Antes do Século XIX, toda cirurgia era limitada pela incapacidade de aliviar adequadamente a dor da cirurgia em si e pela alta taxa de mortalidade. O sucesso foi a condição que fez com que a cirurgia passasse a ser vista como um meio de tratamento e não mais como última alternativa.