Com isso, em vez de apenas seguir instruções programadas, a tecnologia consegue adaptar-se e melhorar com base nas informações que recebe. A Adobe tem aplicado inteligência artificial em suas soluções de marketing, publicidade e análise de dados. A empresa utiliza algoritmos de aprendizado de máquina para melhorar a segmentação de anúncios, personalização de conteúdo e análise de dados em tempo real. A Microsoft tem uma ampla gama de produtos e serviços baseados em inteligência artificial, incluindo o assistente virtual Cortana, o Azure Machine Learning e o reconhecimento de voz no Windows 10. A empresa também tem uma importante iniciativa de pesquisa em inteligência artificial, com foco no aprendizado de máquina e na visão computacional. O Google é conhecido por sua liderança em inteligência artificial e sua aplicação em produtos como a pesquisa do Google, o Google Maps, o Google Assistente e outros serviços.
Tipos de inteligência artificial: 10 mais usadas e características
Afinal, a IoT gera grandes volumes de dados em tempo real a partir de dispositivos conectados, e a IA fornece as ferramentas e técnicas para analisá-los e interpretá-los. Por isso, ela está relacionada com a inteligência artificial, uma vez que ambas desempenham papéis fundamentais no processamento e na interpretação de dados. Começando pelo mapeamento e antecipação de tendências e oportunidades, passando pela análise do comportamento e das ferramentas de atendimento ao público. Os exemplos de inteligência artificial no dia a dia já são tantos que às vezes fica até difícil distinguir realidade de ficção. Um dos exemplos mais cotidianos é o sistema de recomendação personalizada em serviços de streaming, garantindo uma melhor experiência na plataforma. Reconhecimento de fotos, identificação de objetos e situações, reprodução temática de vídeos, tradução simultânea e remoção automática de conteúdo inapropriado são algumas das contribuições da IA para redes sociais e outros aplicativos.
Inteligência Artificial Forte ou Inteligência Artificial Geral (AGI)
Algumas utilizam algoritmos extremamente específicos, como o processamento de linguagem natural (PLN) e visão computacional. A inteligência artificial ou IA é a área da ciência da computação que desenvolve sistemas e algoritmos que conseguem reproduzir, mesmo que parcialmente, a inteligência humana. Com isso, as máquinas podem ser capazes de pensar, aprender, entender a fala, perceber e identificar sons e imagens, solucionar problemas complexos e evoluir com o aprendizado adquirido.
Tendências futuras da inteligência artificial
Em 1956, a Conferência Dartmouth, em Hanover, nos Estados Unidos, lançou a inteligência artificial como campo de conhecimento autônomo. Conceitualmente, IA generativa é toda tecnologia no formato de plataforma ou aplicativo que pode criar conteúdo, inclusive criativo. Ou seja, apontar um único objetivo seria reduzir demais o tamanho e o papel da inteligência artificial. Uma das possíveis pistas para encontrar essa resposta está em um artigo da Accenture sobre inteligência artificial (em inglês).
Foi nessa época, por exemplo, que surgiu o campo da IA conhecido como “aprendizado profundo” (deep learning). De qualquer forma, é certo que ela já vem contribuindo em uma série de áreas, ampliando a capacidade de processar dados a um patamar nunca antes visto. Ao avaliar informações preliminares de maquinários e produtos, ela evita que reparos desnecessários sejam feitos e que eventuais erros parem uma empresa inteira.
Os processos seletivos também tendem a ser mais eficientes, já que os recrutadores podem recorrer a bancos de dados e usar filtros para escolher candidatos que se encaixam aos perfis das vagas. Muitas vezes, as organizações não estão preparadas para essa mudança disruptiva ou não contam com a estrutura ideal para dar esse passe adiante. Uma empresa só vai investir em algo se ela tiver a confiança de que se trata de um ativo que pode trazer benefícios de forma segura e comprovada. Ele destaca, por exemplo, que o desenvolvimento de IA foi englobado pela corrida armamentista, na qual as potências globais competem pela última palavra no assunto. Seu grande trabalho foi a Máquina de Turing, que guardava informações em uma fita, de acordo com uma série de regras – os primeiros algoritmos. Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1940, o matemático britânico desenvolveu uma máquina que permitia a quebra de códigos secretos nazistas, gerados por outra máquina, patenteada por Arthur Scherbius e conhecida como Enigma.
Além disso, a IA também tem sido utilizada para gerenciar a demanda em hotéis e aeroportos, otimizando a utilização de recursos e melhorando a eficiência operacional. A aplicação da inteligência artificial na indústria de manufatura tem aprimorado a eficiência e a produtividade dos processos de produção. A IA é usada para otimizar o planejamento da produção, automatizar tarefas repetitivas e melhorar a manutenção preditiva de máquinas e equipamentos.
Vale ressaltar que, conforme o MIT Como o vidro fosfossilicato inorgânico pode suportar altas tensões sem quebrar, ele permite que os prótons façam uma viagem em velocidades fora do convencional, além de serem energeticamente eficientes. Ela está presente desde o reconhecimento facial para o desbloqueio de seu celular, até o reconhecimento de fraudes e identificação de ataques de hackers. Um recurso hoje em dia muito utilizado para publicidade são os anúncios veiculados em painéis digitais, técnica conhecida como Mídia OOH, ou mídia out of home (do português, em tradução livre, mídia fora de casa). Assim, como monitoram tudo e todas as interações dos usuários dentro de suas próprias plataformas, podem fazer sugestões mais assertivas de amizades e de anúncios para cada um. IA Fraca ou Inteligência Artificial Limitada é aquela capaz de realizar somente uma tarefa pré-determinada.
Depois de alguns anos de estagnação, conhecidos como “o inverno da IA”, a inteligência artificial voltou a ganhar impulso a partir da década de 1980, com o surgimento de novos algoritmos e abordagens. Depois de tudo que vimos até aqui, vamos detalhar mais as vantagens e desvantagens da inteligência artificial em segmentos estratégicos. Partindo da premissa de que LM Studio o funcionamento da inteligência artificial é similar ao nosso próprio raciocínio, surgiu o conceito de rede neural. Alguns ainda falam em uma terceira abordagem, da IA evolucionária, que utiliza algoritmos inspirados na evolução natural. Na inteligência artificial simbólica, os mecanismos fazem transformações utilizando símbolos, letras, números ou palavras.
Tanto é que a Open AI, empresa que desenvolve o ChatGPT, entrou para a história como uma das empresas com a maior taxa de crescimento de todos os tempos. Se você é web designer ou artista digital, talvez esteja familiarizado com o conceito de processo de renderização. O Soundraw tem uma versão gratuita com algumas restrições, e oferece planos pagos a partir de US$ 17 por mês, que incluem mais funcionalidades e licenças de uso comercial para as músicas criadas. Se você precisa de uma imagem de avatar para um perfil online, ou imagens de rosto para um projeto de design ou apresentação, e não quer se preocupar com direitos autorais, esta é uma excelente solução. O ChatPDF é gratuito para uso básico, que inclui a conversão de documentos com até 120 páginas e no máximo 3 arquivos por dia, além de no máximo 50 perguntas diárias. O plano Plus, de US$ 5 por mês, aumenta esse limite para PDFs de 2.000 páginas (e tamanho máximo de 32MB), upload de 50 arquivos por dia e até 1.000 perguntas diárias.
“Eventualmente algumas profissões podem ser substituídas, mas a grande maioria vai mudar a maneira como realizam suas atividades”. Existem várias maneiras de coletar um grande volume de informações – todas exigem tempo e determinação, mas são imprescindíveis. Já que preparar o terreno para a implementação da IA é tão importante, montamos um passo a passo que pode ser muito útil para você ter sucesso no processo de transformação digital da sua empresa. De todas as áreas empresariais, o marketing talvez seja a que mais teve vantagens com a massificação da IA. Há ainda todas as vantagens voltadas à desburocratização, como a possibilidade de realizar operações econômicas de grande escala fora do horário comercial. Quem tiver êxito no uso dessa tecnologia poderá produzir mais e diminuir custos, ganhando uma vantagem competitiva imensa.
Essa tecnologia permite que os resultados de busca apareçam cada vez com mais velocidade e que a ferramenta reconheça sinônimos, assuntos relacionados, semelhança entre sons das letras, entre outras coisas. E quanto mais as pessoas o utilizam, mais ele aprende sobre a intenção de busca e sobre o comportamento, gerando uma melhor experiência para os usuários. Ou seja, permite que uma tecnologia entenda o que um ser humano fala ou escreve e formule respostas compreensíveis usando a linguagem humana também. Exemplos bastante conhecidos do uso de PLN no nosso dia a dia são as assistentes virtuais e os chatbots. Com maior desenvolvimento a partir da década de 1950, a inteligência artificial já faz parte da vida cotidiana das pessoas por meio dos assistentes de voz, dos mecanismos de pesquisa, dos carros autônomos e das redes sociais.
Essas redes são capazes de aprender e reconhecer padrões complexos a partir de dados de treinamento. As câmeras de segurança inteligentes utilizam algoritmos de IA para identificar atividades suspeitas e acionar alertas em tempo real. Essa tecnologia é útil para melhorar a segurança em locais públicos, residenciais e empresariais.