A relação de confiança deveria vir antes de perceber o comportamento de dependência, mas também é possível trabalhar para que as coisas se acertem após o inicio do tratamento. Fazer isso não é compactuar com atitudes ruins, mas sim demonstrar apoio a recuperação. Reabilitando Vidas Palavras associadas a desvio de caráter, falta de fé ou fraqueza são desferidas impiedosamente contra os mesmos, contudo, é preciso saber que eles estão passando por uma doença como qualquer outra e que apesar de não ter cura, existe tratamento.
O processo circular é realizado nas salas sem a presença do juiz e do promotor de justiça, o que garante o sigilo e possibilita uma real escolha do tratamento”. Como os serviços são regionalizados e dentro das comunidades, há maior acesso e possibilita um vínculo mais fácil. A pessoa não precisaria parar suas funções produtivas para dar início e seguimento à terapia.
Assim, no tratamento psicanalítico, torna-se necessário considerar a função e o sentido desse fenômeno para cada sujeito a fim de tornar possível a identificação da relação estabelecida entre o sujeito e o tóxico. Essa é uma questão que merece ser discutida em profundidade a fim de evitar uma falsa promessa de mudança, que troque uma prática que não considera o sujeito em sua singularidade e que o exclui do contato social (modelo manicomial) por outra prática que toma o sujeito em sua dimensão exclusivamente social (modelo da reabilitação psicossocial). Nesse sentido, é necessário ressaltar que trocar uma prática pelo seu avesso é apenas uma forma de dar continuidade a uma mesma concepção de saúde e de tratamento.
Mostre para ele que há formas de viver a vida de uma maneira muito mais plena, junto aos amigos e às pessoas que se ama. Tente levar a pessoa a lugares bonitos, calmos e tranquilos e evite tudo que o faça relembrar o vício. Este é um dos segredos de como lidar com dependente químico em recuperação. Porém, segundo a autora, para que isso se tornasse possível, foi fundamental que os profissionais não precipitassem esse momento, respeitando a regra formulada pelos próprios usuários de que eles não se aproximassem quando estivessem no ato de consumir drogas.
Desta forma, tornam-se imprescindíveis maiores investimentos e fortalecimento dos equipamentos públicos já instalados, como os CAPSad e os Consultórios na Rua, além da capacitação de seus profissionais para atuarem nesses dispositivos de forma eficiente com essa população. Portanto, considerando que a redução de danos defende o entendimento de que, para garantir a vida, é preciso diminuir os riscos causados pelo consumo abusivo das substâncias psicoativas, aponta-se uma possível aproximação entre a noção de dano e o conceito lacaniano de gozo mortífero como algo a ser reduzido ou evitado. Essa sugestão de aproximação se justifica porque a proposta da redução de danos é que o usuário de drogas, para reduzir os danos causados pelas substâncias psicoativas, use uma dose menor de entorpecentes ou até mesmo troque a substância utilizada, o que certamente tem efeitos sobre o gozo aí implicado. Sendo assim, essa alusão a uma aproximação entre danos e gozo pode sugerir que a abordagem de redução de danos visa diminuir ou regular o gozo mortífero, oriundo das práticas de intoxicação através de uma recomendação que, de forma semelhante à da proposta da abstinência, é exterior ao sujeito. Assim, na proposta de tratamento pela abstinência, supõe-se que o único meio capaz de prevenir e/ou tratar as toxicomanias seria o não uso de drogas.
Faculdade de Saúde Pública lança o primeiro doutorado profissional da USP
Acesse outros textos de nosso blog para aprender mais sobre o processo da dependência química e tratamento. Cada droga pode causar efeitos diferentes no dependente químico e cada corpo pode reagir diferente a sua droga de preferência. A abstinência é algo que qualquer dependente químico está sujeito a sentir. A negação consiste em o dependente químico ou a própria família negar que o problema está acontecendo. A psicoterapia é um processo fundamental no processo de tratamento e recuperação, e faz com que os pacientes busquem e identifiquem as raízes do vício e estabelece um maior controle de situações.
Quanto tempo uma pessoa fica na clínica de recuperação?
Desorientação, falta de coordenação motora, andar cambaleante, violência. Indica-se o uso de haloperidol 2 a 5 mg/dia IM, seguido por via oral logo que possível, até ceder a sintomatologia. De forma geral, só deverão ser internados os casos com dependência grave ou complicações severas. Após o paciente passar por uma avaliação multiprofissional, recebe a indicação e encaminhamentos pertinentes para o seu tratamento.
Tem sugestões de reportagens ou deseja divulgar sua pesquisa, preencha nosso formulário e aguarde nosso contato
Como você pôde ver, o tratamento de drogas é algo complexo e que depende de uma alta gama de fatores. Oferecemos um amplo plano de tratamento e consideramos a subjetividade e vivência do sujeito em nosso tratamento. A abstinência se trata de uma resposta do organismo de nosso corpo a ausência da substância causadora da dependência e é muito comum durante a desintoxicação. E isso dificulta o tratamento, pois se o dependente não aceita que necessita do mesmo, ele não se dedicará ao tratamento e assim atrasará sua recuperação.