A única recomendação era a de que a liberdade de participação não fosse motivo para perder o foco sobre o tema apresentado e suas consequências para a vida de cada um. Paulo Freire acolhia a voz de todos, falava sobre diversos autores sem mostrar filiação a nenhuma teoria específica. Frequentemente, dividia os seminários com algum outro professor, colegas do programa de pós-graduação na PUC-SP.
As conclusões a que se chegou apontaram que o grupo estudado não se sente confortável na atual situação em que se encontram, e reclamam, pois, da política adotada, do tratamento e da falta de atenção dos gestores do sistema para com a categoria. Mais que isso, o grupo se encontra desmotivado e desacreditado da efetividade do sistema socioeducativo do estado para com os comprar graduação objetivos de reintegrar os jovens infratores por ele abarcados. A experiência do Sesi, o trabalho pastoral, a convivência com o grupo de assistentes sociais da Escola de Serviço Social, as leituras que orientaram suas diversas práticas, a docência na universidade, toda a vivência daqueles anos embasou a elaboração de sua tese de doutorado intitulada “Educação e atualidade brasileira” [1] . O trabalho garantiria a Paulo Freire as condições e o prestígio necessários para que suas pesquisas e sua atuação pedagógica ganhassem repercussão e dimensão nacional, mas também para que despertassem a desconfiança e a perseguição que viriam com o golpe militar de 1964 e que o levariam ao exílio.
Em “Cartas à Cristina”, de 1994, livro composto de várias cartas endereçadas à sua sobrinha, Paulo Freire dedicou sua 16ª carta a tratar do papel do orientador de trabalhos acadêmicos numa perspectiva democrática. Apesar de dedicar grande parte do texto a desenvolver uma reflexão sobre a relação entre orientador e orientando, assim como sobre o papel de cada um, afirma que tudo isso só faz sentido para ambos e para a sociedade se a formação científica for de qualidade. Com o golpe militar, a pedagogia crítica desenvolvida por Paulo Freire e equipe acabou por levá-lo à prisão e, posteriormente, ao exílio, em fins de 1964. Passou muito rapidamente pela Bolívia, depois trabalhou no Chile, ficou um ano nos Estados Unidos a convite da Universidade de Harvard e, finalmente, viveu 10 anos em Genebra na Suíça, trabalhando no Conselho Mundial das Igrejas (CMI), de 1970 a 1980. Ali, teve a oportunidade de viajar por muitos países, em mais de 150 viagens internacionais. Já era uma pessoa reconhecida internacionalmente, principalmente depois do lançamento do livro “Pedagogia do Oprimido”, em 1971.
Na criação objetiva e intencional do mundo social que o circunda, o ser humano intenciona e direciona suas ações com a consciência que possui acerca de si e do mundo. A práxis de diversos seres sociais – recordara (Martínez, 2011) – resulta na práxis social geral que encaminhará o destino da produção de um determinado coletivo, não sendo possível reduzir esse encaminhamento coletivo à práxis de um único sujeito ou a uma única conjuntura. De maneira a acompanhar o desenvolvimento histórico da nação, a Psicologia dominante manteve-se como uma ciência voltada a adequação e conformação do trabalhador às exigências do capital.
A Responsabilidade Social empresa versus organizar sua casa a empresa deve ser um principio-chave para qualquer negócios grande, ao invés de simplesmente seguir a ordem. Empresas que são conhecidas pelo compromisso são vistas como confiáveis, sólidas e éticas. Em contrapartida, aquelas que falham em cumprir com suas promessas logo veem a confiança de clientes e parceiros se desmoronar, afetando diretamente seus resultados e reputação. Alguém que não se compromete consigo mesmo dificilmente conseguirá ser comprometido com os outros. Portanto, o primeiro passo para desenvolver um compromisso verdadeiro é entender o que se deseja e estabelecer um propósito que guie suas escolhas. Bem-vindo ao Saber Tecnologias, seu portal completo dedicado ao universo tecnológico que evolui constantemente ao nosso redor.
Cienc. Cult. vol.75 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2023
Nossa missão é transformar informações complexas em conhecimento acessível, permitindo que todos possam acompanhar e compreender as inovações que moldam nosso futuro. O Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria foi fundado em 24 de fevereiro de 1849, quando um grupo de mulheres se uniu para formar uma comunidade dedicada às obras do Padre Pedro João Antônio Gailhac. Em um mundo marcado por diversidades culturais, sociais e econômicas, a busca pela igualdade soci… Compartilhar as metas e os compromissos com amigos, familiares ou colegas de trabalho pode trazer motivação e incentivo para seguir em frente. Definir prazos para a realização das metas é uma forma de criar um senso de urgência e comprometimento. Ao estabelecer prazos realistas e acompanhar o progresso, é possível manter o foco e a motivação para cumprir os compromissos assumidos.
Saber Tecnologias
O contexto político da responsabilidade social no Brasil está em constante evolução, com o governo e as empresas começando a reconhecer a importância da responsabilidade social e ambiental. Yamamoto (2007) propõe como solução (ou desafio, ao se considerar a Psicologia como um todo) que se amplie os limites da própria dimensão política de ação, isto é, da práxis política de psicólogos e psicólogas. Tanto pelo alinhamento com setores progressistas da sociedade civil, quanto pelo desenvolvimento de outras possibilidades teóricas e técnicas para a Psicologia, que a permitam romper – novamente – com o posicionamento hegemônico de linha auxiliar do Estado moderno.
Ele representa muito mais do que uma simples promessa; implica uma escolha consciente e ativa de cumprir uma obrigação. Também é necessário considerar, segundo Yamamoto (2007), que a ausência de debates intensos sobre os rumos da profissão e seu papel na sociedade estava muito mais relacionada à incipiência de sua regulamentação e, consequentemente, de sua existência como ciência independente na academia, do que à própria imposição do regime ditatorial. Como explicita Amorim (2010), “o psicólogo é produto direto da divisão social do trabalho, reproduzindo e impulsionando essa divisão” (p. 33). De modo que, ainda segundo a autora, investigar a ocupação de psicólogas e psicólogos implica considerar necessariamente as contradições determinantes dentro da relação entre capital e trabalho. Não se trata, pois, de questionar se estes profissionais, bem como a Psicologia como área científica, estão contra ou a favor do capital, mas como este determina o primeiro. O compromisso afetivo está relacionado aos laços emocionais estabelecidos entre pessoas, como em relacionamentos amorosos, familiares e de amizade.
Compromisso: Muito Mais do que uma Promessa
De acordo com Lacerda (2013a), é principalmente a partir dos anos 1970 que novas perspectivas críticas se desenvolvem no campo da Psicologia, contestando suas ideias e práticas engendradas pelo modelo político-econômico dependente que vigorava – e vigora – em nosso país. O conceito filosófico de práxis no campo do marxismo remete, em sentido mais geral, a uma prática mediada e planejada idealmente a partir de uma dada teoria. A tradição marxista recorre a essa categoria como forma de assegurar que as teorias que visam a transformação da realidade social não se engessem e se hipostasiem em ideias que não retornam à realidade. Não obstante sua utilização por Marx e Engels tenha o significado de “prática”, em tradução literal (Duarte, 2012), o conceito ocupa lugar privilegiado no interior do pensamento marxista. Basicamente, por sintetizar importantes aspectos do método materialista histórico e dialético e também apontar uma direção concreta às reflexões e ações que, ainda hoje, pretendam a transformação social. O Estado brasileiro possui, em sentido mais amplo, o papel de desestruturação das expressões organizadas da classe trabalhadora.
O compromisso profissional é valorizado pelas empresas e pode influenciar diretamente na progressão de carreira. A responsabilidade social é a obrigação de contribuir para o bem-estar da sociedade, respeitando e valorizando os direitos e deveres dos demais. Além disso, a escola, como espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, deve se fortalecer na prática coercitiva de não discriminação, não preconceito e respeito às diferenças e diversidades. Independentemente da duração da jornada escolar, o conceito de educação integral com o qual a BNCC está comprometida se refere à construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e, também, com os desafios da sociedade contemporânea. A presença dos setores populares de forma alguma desmereceria a rigorosidade que se deve ter com a pesquisa e a docência.
Aqui, você encontra conteúdos sobre inovações, descobertas científicas, curiosidades tecnológicas e explicações simples sobre temas complexos do mundo digital. Nosso objetivo é tornar o conhecimento mais próximo do dia a dia das pessoas, despertando o interesse por tudo que envolve ciência, tecnologia e o futuro. Entender os nossos direitos e deveres é fundamental para se sentir engajado e responsável como cidadão. Isso não é apenas sobre conhecer os fundamentos legais, mas também sobre entender a Importância de estarmos comprometidos com a sociedade.
Desde suas primeiras expressões como campo do saber e da prática científica, a Psicologia brasileira esteve determinada pela divisão social do trabalho presente na sociedade de classes capitalista, seja acatando e desenvolvendo sua função social dentro dessa divisão, sendo questionando-a e procurando alternativas ao seu papel determinado. Nesse movimento, observaram-se tendências e posicionamentos diversos em relação a qual deveria ser o compromisso político-social da psicologia e sua práxis. Ao longo da sua história, Paulo Freire demarcou a pedagogia crítica não separando política e educação. Mantinha o diálogo permanente com a sociedade como uma das bases do seu pensamento, em particular com os setores populares. Para tanto, a universidade deveria incorporar esses setores não só como preocupação da pesquisa, do ensino e da extensão, mas também com a presença de estudantes.