A taxa para o exame prático deve, obrigatoriamente, já estar paga para a solicitação do agendamento, de preferência, antes do envio da mensagem. Se o agendamento não for realizado por este motivo, o mesmo será desconsiderado. Após a conclusão do curso, a autoescola deverá marcar o exame prático. Para solicitar esta etapa do processo de 1ª habilitação pelo portal do Detran-SP, o candidato deve ter um RG emitido no Estado de São Paulo e com menos de 06 anos de data de expedição. Porém, é importante deixar claro que o período exato depende muito de cada pessoa. Quanto mais disponível ela estiver para resolver os trâmites necessários, mais rápido o processo será.
Quais são as etapas do processo para a obtenção da CNH?
Se você fizer 6 horas de aulas teóricas por semana, em dois meses terá concluído as 45h obrigatórias. A prova teórica do DETRAN tem 30 questões, sendo que para ser aprovado você precisa acertar 70% (21 questões). Este serviço deverá ser concluído no prazo de 12 meses, acontar da data de abertura do processo de habilitação, sendo encerrado ao fimdesse período. Caso o candidato ainda tenha interesse em se habilitar, énecessária a abertura de um novo serviço de primeira habilitação. Para muitas pessoas o processo de formação de condutores é apenas uma barreira a se ultrapassar.
Vale lembrar que para conseguir a primeira habilitação são necessárias as aprovações nos exames psicológico, de aptidão física e mental, conhecimentos em legislação de trânsito e prático de direção veicular. Por fim, separamos a dica mais importante para tirar a primeira habilitação mais rápido. De toda forma, você terá que realizar as aulas práticas, sem faltar em nenhuma. Então, quem está com pressa pode marcar até três (duas) aulas no mesmo dia e realizá-las durante a semana, quando há mais vagas. Uma boa dica para quem trabalha ou estuda é começar o curso teórico em um momento mais tranquilo, de preferência em horários onde você estiver livre. Quem pretende tirar a primeira habilitação nas férias, por exemplo, o ideal é começar o curso antes, para que os dias de folgas sejam destinados apenas para as aulas práticas.
A CNH A autoriza o condutor a pilotar motocicletas, ciclomotores, motonetas e triciclos. Em outras, pode haver uma fila de espera, o que pode atrasar sua aprovação. Após passar na prova teórica, vem a prova prática, onde suas habilidades ao volante são avaliadas. Aqui, a disponibilidade para agendar o exame prático pode ser um pouco mais complexa.
Assim que você é aprovado na prova prática, o Detran inicia o processo de emissão da sua CNH. Nesse momento, seus dados são revisados, e os documentos necessários são conferidos para garantir que tudo está correto. Nas aulas teóricas, você vai aprender sobre legislação, sinalização, direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente e cidadania. São 45 horas de aulas que trazem conceitos importantes para a sua formação como condutor. Uma dúvida comum entre os motoristas é se a Categoria D da habilitação permite dirigir caminhões.
Segue os mesmos procedimentos da Permissão para Dirigir (Primeira Habilitação), com diferenças no exame médico e na prova prática. Três dias após cumprir todas as etapas do processo, a versão digital de sua CNH estará disponível para download no aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito”. Pague a taxa Detran-SP de exame teórico e marque a prova, conforme as vagas disponíveis.
Depois dos exames, é hora de se dedicar às aulas teóricas, que somam 45 horas de aprendizado sobre regras de trânsito, sinalização, direção defensiva e muito mais. O tempo médio para tirar a CNH varia entre algumas semanas há meses. Isso porque esse processo envolve aulas teóricas, práticas e a realização de exames, conforme as normas locais de trânsito, totalizando normalmente um período maior que dois meses.
Após passar pelos exames médicos e psicológicos, o próximo passo para tirar sua CNH é mergulhar nas aulas teóricas e práticas. Essa é a etapa onde você vai aprender tudo o que precisa para se tornar um motorista consciente e seguro. As aulas teóricas são o ponto de partida e, apesar de parecerem um pouco autoescola distantes do momento de dirigir, elas são fundamentais para formar a base do seu conhecimento sobre as leis de trânsito. Após ser aprovado no exame teórico, é o momento de realizar as aulas no simulador, que são cinco no total. Esse processo também é longo e costuma ser o mais importante de todos, pois é o momento de aprender a dirigir – e conseguir absorver o máximo de informações para a prova prática.
Volkswagen: como o Brasil pode ajudar a sanar crise que começou na China
O exame médico e o psicotécnico normalmente podem ser agendados pelo telefone da Clínica que consta na taxa de inscrição inicial, ou pessoalmente – na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A Deliberação altera a Res.789/20, que consolida normas sobre o processo de formação de condutores no Brasil. Sua duração, então, vai depender bastante da disponibilidade do próprio aluno para agendar e frequentar as aulas. Verifique se há documentos adicionais que precisam ser apresentados ou taxas pendentes que precisam ser pagas. Pode ser que o problema esteja relacionado a questões administrativas, falta de documentação, dificuldades no agendamento de provas ou até mesmo imprevistos pessoais.
A transformação digital do Estado de São Paulo
Consulte aqui se o CFC/autoescola de sua escolha está credenciado no Detran-SP. Para tanto, apresente um documento de identificação pessoal (vide campo Documentos e formulários), e informe o protocolo de agendamento do exame teórico (caso o exame tenha sido agendado pelo portal do Detran-SP). A partir de 1º de outubro de 2020, o processo para obtenção da ACC voltará a ser integral em todas as suas etapas, com a exigência mínima de aulas teóricas disciplinadas pela regulamentação do Contran.
Ao optar pelas duas categorias simultaneamente, o candidato poderá fazer tudo em um só processo. Mas, aquele que optar por esse processo único, só será considerado habilitado quando for aprovado nas duas categorias. O documento de habilitação leva cerca de cinco dias úteispara ficar disponível para retirada no CFC (Centro de Formação de Condutores).
Como já mencionado anteriormente, a duração do processo pode variar de pessoa para pessoa, mas, em média, leva de 3 a 6 meses para concluir todas as etapas e ter sua carteira de habilitação em mãos. Dessa forma, quando os dias de férias estiverem acabando, você terá apenas as aulas práticas, pois você já terá concluído a parte inicial do curso. Logo após o curso teórico, será necessário marcar sua prova para medir o conhecimento adquirido.